Moralizado pelo triunfo (1-0) caseiro sobre o Vitória de Guimarães na última jornada, ao qual se seguiu a eliminação (1-0) do Famalicão da Taça de Portugal, a equipa de Vasco Matos enfrenta tarefa hercúlea na deslocação deste sábado a Alvalade, frente a Sporting que quer passar a fatura do pesado 1-5 averbado frente ao Arsenal, na Liga dos Campeões.

A missão, apesar de afigurar-se difícil, está a ser encarada de forma aliciante pelos açorianos, que vão procurar fazer frente ao Sporting o que nunca antes fizeram: vencer pela primeira vez os leões em Lisboa — e tornarem-se a primeira equipa lusa esta temporada a bater o pé à equipa agora orientada por João Pereira no Campeonato, seja com uma vitória ou... um empate.

O historial de confrontos entre as duas equipas assinala apenas um único triunfo dos açorianos nos 17 confrontos com os leões. Foi na temporada 2021/22, na 17.ª jornada, mas no Estádio de São Miguel. A 7 de janeiro de 2022, o Santa Clara batia o Sporting, já de Ruben Amorim, por 3-2, com golos de Jean Patric (30'), Lincoln (51') e Ricardinho (78') — Palhinha (10') e Pablo Sarabia (50') marcaram para os leões.

Em Alvalade, o melhor que o Santa Clara conseguiu foi um empate (0-0), em 2001/02, resultado que não impediu o título do Sporting de Laszlo Boloni.