Quis a sétima jornada que dois emblemáticos clubes do futebol português - ligeiramente abaixo das expectativas em 2024/25 - se enfrentassem na tarde de domingo. Um SC Braga galvanizado pela vitória europeia ao cair do pano e um Rio Ave infeliz nos jogos fora de Vila do Conde medem forças.
Vencer e... convencer?
Comecemos então pelo conjunto anfitrião. Nesta temporada, o SC Braga nem sempre tem vencido, muito menos convencido. Os últimos três duelos, aliás, são o exemplo disso.
Derrota no dérbi do Minho, em casa contra o maior rival: incontestável e humilhante. Vitória por 0-3 na Madeira: apesar de expressiva, a surgir perto do final, após uma primeira parte equilibrada. Vitória na Europa sobre o Maccabi Tel Aviv: cambalhota nos últimos minutos.
Altos e baixos, jogadores lesionados, outros capazes do melhor e do pior, com uma mudança de treinador pelo meio. Uma montanha-russa, esta época do SC Braga.
Dificuldades fora de casa
Se a época bracarense foi inconstante até ao momento, a do Rio Ave tem um fator comum, que já se verifica desde março de 2023. Daí até ao presente, o Rio Ave nunca conseguiu vencer fora de Vila do Conde - um registo preocupante, que Luís Freire quererá alterar o quanto antes.
Como a época não se faz só de jogos fora - para bem do Rio Ave -, o registo, no cômputo geral, não tem sido propriamente negativo. Em Vila do Conde, os rioavistas estão imbatíveis: duas vitórias e um empate.
Na conferência de antevisão ao embate, Carlos Carvalhal admitiu que não se importa de «ganhar todos os jogos na raça» em detrimento da nota artística. Do outro lado, Luís Freire olhou para a qualidade do plantel do SC Braga e referiu que os jogadores verde e brancos vão ter de se «superar».
Os únicos ausentes do jogo estão do lado bracarense: Paulo Oliveira, Rodrigo Zalazar, João Moutinho e Robson Bambu estão lesionados - os dois primeiros estão, contudo, mais próximos do regresso.
As dúvidas vão durar até às 20h30, hora do jogo. Conseguirá o SC Braga vencer de forma convincente? Fará o Rio Ave história e vencerá como visitante um ano e meio depois? As respostas serão dadas em campo, em Braga.