Ogier, que na véspera apanhou um susto ao embater numa vedação de madeira, terminou com o tempo de 1:27.00,6 horas, deixando na segunda posição o britânico Elfyn Evans (Toyota Yaris), a 12,6 segundos, e o francês Adrien Fourmaux (Hyundai i20) em terceiro, a 14,2.

O belga Thierry Neuville (Hyundai i20), campeão em título, começou o dia na liderança desta prova de abertura do Mundial, mas acabaria por ser ultrapassado por Evans logo na especial de abertura.

Contudo, na terceira das seis especiais do dia, o belga teve o primeiro contratempo sério: cometeu um erro numa descida, saiu largo numa curva e danificou a suspensão traseira esquerda do seu Hyundai, perdendo 1.48 minutos.

E como um mal nunca vem só, na segunda passagem pela mesma especial, em La Bréole -- Selonnet, da parte da tarde, sofreu um furo que lhe provocou um pião no mesmo local onde já tinha partido a suspensão de manhã.

Um começo de rali azarado para o campeão em título, que desceu ao nono lugar, a 3.58,6 minutos do comandante Ogier.

O francês aproveitou um deslize de Evans para saltar para o comando no penúltimo troço do dia, em La Bâtie.

"Foi uma boa forma de terminar o dia, mas tive de lutar por isso. De manhã, não tinha grandes sensações. Até comecei com o pé esquerdo e não consegui encontrar o ritmo perfeito, mas as duas últimas especiais foram boas para mim", disse Ogier, que em Monte Carlo 'joga em casa', uma vez que o percurso passa perto da sua terra natal, Forest-Saint-Julien.

O finlandês Kalle Rovanperä (Toyota Yaris), que este ano regressa a tempo inteiro ao campeonato após um ano de pausa na carreira, subiu de sexto a quarto, estando a 28 segundos de Ogier.

No sábado, disputam-se mais seis troços, com 131,40 quilómetros cronometrados.

 

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