A realização do GP de Valência de MotoGP está em risco devido aos efeitos da tempestade Dana. E especula-se acerca de cada vez mais soluções para eventualmente substituir o Circuito Ricardo Tormo no calendário.
Segundo o site paddock-gp.com, a Dorna e Carmelo Ezpeleta já começaram a debater o assunto. Uma das opções em cima da mesa é realizar um segundo GP em Sepang. Do ponto de vista logístico faria sentido, uma vez que o material já está todo no circuito.
Porém, a Michelin e Pirelli – as fornecedoras de pneus no paddock – precisariam de um atraso de duas semanas de modo a conseguirem fazer o fornecimento necessário.
O regresso ao Qatar – onde também se realizou a primeira ronda da época – poderia ser outra solução na Ásia. No entanto, é outra via que também colocaria desafios logísticos consideráveis, podendo implicar o adiamento do fim da época para o fim de novembro ou até início de dezembro.
Ao mesmo tempo, recorde-se, especula-se sobre opções na Europa – como Barcelona em Espanha ou Portimão em Portugal. Um GP em Jerez como substituto do GP de Valência implicaria também adiar o fim da época, já que nas datas originais dessa ronda o circuito andaluz vai acolher o Lamborghini Super Trofeo.