Shane van Gisbergen tem dominado a NASCAR desde a sua impressionante vitória na Chicago Street Race em 2023, provando ser um especialista de elite em circuitos de estrada. Mas agora, enquanto se prepara para a sua primeira temporada completa na Cup Series, o piloto neozelandês enfrenta uma besta completamente diferente—corridas em circuitos curtos. E nenhum circuito poderia ser mais intimidante para SVG do que o Bowman Gray Stadium, o famoso bullring de um quarto de milha da NASCAR.

O próprio SVG admitiu isso após a sessão de treinos de sexta-feira, onde ficou perplexo com a forma do circuito e a agressividade implacável, de para-choque a para-choque, que ele exige.

SVG: “Nunca Conduzi um Circuito Assim Antes”

Van Gisbergen, ainda a adaptar-se às complexidades das corridas em ovais, achou o layout de Bowman Gray completamente território desconhecido. Enquanto já enfrentou circuitos de alta velocidade em todo o mundo, as paredes apertadas e claustrofóbicas do Madhouse deixaram-no desorientado.

“É estranho como, na saída da Curva 2, a parede aparece, e depois, ao entrar nas Curvas 3 e 4, a parede da reta de trás também aparece—isso é realmente estranho,” comentou SVG. “Nunca conduzi um circuito com esta forma antes. Mas foi bastante divertido.”

Apesar da sua incerteza, SVG mostrou um bom ritmo, terminando em 3º na Heat Race 2 e qualificando-se em 10º para o evento principal Clash de domingo.

A Dominância de SVG em Circuitos de Estrada Pode Traduzir-se em Sucesso em Pistas Curtas?

Não se pode negar o talento de SVG em circuitos de estrada, mas as pistas curtas têm sido o seu calcanhar de Aquiles até agora na NASCAR. Os seus resultados em pistas curtas de 2024 foram dececionantes, incluindo um desastroso 34º lugar em Iowa—uma das suas piores performances da temporada.

A razão? A corrida em pistas curtas requer um conjunto de habilidades completamente diferente. A maioria dos pilotos da Cup começou nestas pistas durante a adolescência, batendo portas em bullrings locais antes de subir nas classificações. SVG, por outro lado, cresceu a competir com karts e motocicletas na Nova Zelândia, aprimorando habilidades que se adequavam muito mais a circuitos de estrada do que a intensas batalhas em ovais apertados e porta-a-porta.

O Desafio de SVG em Pistas Curtas: Uma Curva de Aprendizado Íngreme

Bowman Gray é a tempestade perfeita de agressividade, imprevisibilidade e batalhas por posição na pista. Aqui está o motivo pelo qual SVG enfrenta uma subida difícil:

🔹 A Posição na Pista é Tudo – SVG começa em 10º, mas ultrapassar será um pesadelo na superfície estreita e de uma única linha de Bowman Gray.

🔹 Bump-and-Run é a Lei – O estilo preciso de corrida em estrada de SVG não envolve usar o para-choque para mover os outros, mas em Bowman Gray, isso é uma necessidade.

🔹 Sobreviver em vez de Acelerar – O Madhouse não se trata apenas de velocidade; trata-se de evitar acidentes, vinganças e puro caos.

O Maior Teste de SVG Até Agora: Afundar ou Nadar no Madhouse

Apesar dos desafios, SVG não está a recuar. Ele está totalmente dentro do caos e terá que adaptar rapidamente as suas habilidades para sobreviver a 200 voltas de combate de para-choques.

Assim, a pergunta permanece: Conseguirá Shane van Gisbergen provar que é mais do que apenas um ás em circuitos e conquistar o mais difícil campo de batalha de curtas distâncias da NASCAR?

Ou será que Bowman Gray vai humilhar outro piloto despreparado para o seu estilo brutal e sem regras de corrida?

De qualquer forma, a jornada de SVG no Madhouse é algo que os fãs da NASCAR não vão querer perder. 🔥