A romena Simona Halep não conseguiu sequer passar da estreia no WTA 250 de Cluj, no qual entrou por convite da organização, e anunciou a reforma.
A antiga número 1 mundial foi facilmente superada pela italiana Lucia Bronzetti, com um 2-1 em apenas 59 minutos.
«Não sei se hoje é um dia feliz ou triste, mas tomei esta decisão porque tenho de ser realista com o meu corpo. Queria muito jogar para vocês aqui em Cluj para me despedir do ténis. Mesmo que a minha exibição não tenha sido boa, estou muito grata a todos que estiveram aqui hoje», declarou Halep, em romeno, perante os seus fãs.
Halep admitiu que é uma decisão que ainda pode ser repensada, mas já não dará para voltar ao mesmo nível. «Fui número 1 do mundo e ganhei títulos de Grand Slam, como queria. Existe vida após o ténis e espero ver vocês assim que for possível, mas para poder jogar ténis de alta competição, é preciso muito mais. Então, por agora, vou parar», afirmou a vencedora de Roland Garros em 2018 e Wimbledon no ano seguinte.
Halep disputou outras três finais de Majors, conquistou 24 títulos WTA e acumulou 64 semanas na liderança do ranking.
Em 2022, a tenista foi apanhada nas malhas do doping durante o US Open. Foi suspensa por quatro anos, no entanto, a suspensão foi posteriormente encurtada para nove meses.