Começou por ser um rumor, ganhou força nos últimos dias, agora é oficial: Hugo Viana deixará de ser diretor desportivo do Sporting, saindo de Alvalade no final da presente temporada. O antigo internacional português rumará a Inglaterra, onde passará a trabalhar no Manchester City, conforme comunicado pelos campeões nacionais, bem como pelos cityzens.

O Sporting informa que este processo “teve início há meses”, tendo havido “desenvolvimentos importantes nas últimas semanas”, tudo “acompanhado desde o começo pela administração” de Frederico Varandas.

No Manchester City, Hugo Viana sucederá a Txiki Begiristain, assumindo a função de diretor de futebol. “Hugo Viana vai começar o seu trabalho a tempo inteiro no verão de 2025, mas irá colaborar com Txiki nos próximos meses para assegurar uma transição suave”, lê-se no texto publicado pelos campeões ingleses.

O Sporting assegura que “continuará a contar com o empenho e total compromisso de Hugo Viana até ao último minuto de jogo desta época”, estando o dirigente “envolvido no processo de transição para o futuro modelo organizacional”.

Para suprir a saída do ex-jogador, o Sporting vai criar uma “nova estrutura organizacional no futebol profissional, deixando de existir a figura do diretor desportivo". Assim, Bernardo Palmeiro, que entre 2020 e 2023 prestou assessoria executiva à administração e ao futebol dos leões, passará, em 2025/26, a ser diretor-geral de futebol. Palmeiro — advogado com passado profissional na FIFA e que em 2023/24 trabalhou no Rio Ave — irá, juntamente com Flávio Costa, diretor de scouting, reportar diretamente a Frederico Varandas.

Hugo Viana teve um papel central na estrutura do emblema de Alvalade nos últimos anos. Com uma excelente relação com Rúben Amorim, com quem jogou no Sporting de Braga e na seleção nacional, Viana foi uma das pessoas da equipa de Varandas que defendeu a contratação do técnico, em 2020. Rúben Amorim tem elogiado, reiteradamente, o trabalho realizado pelo diretor desportivo, apontando-o como fundamental para a estabilidade do emblema verde e branco.