Maxi Araújo, 25 anos, futebolista do Sporting, tem revelado uma polivalência que lhe confere a possibilidade de jogar em várias posições — defesa esquerdo, ala na mesma faixa ou até mesmo no ataque.

E os números apresentados pelo internacional uruguaio são a expressão da proficuidade do jogador que está à beira de bater o maior número de jogos por um só clube durante uma temporada em toda a sua carreira, somando 2558 minutos com a listada verde e branca.

Para já, tem 39, os mesmos alcançados em toda a época passada ao serviço dos mexicanos do Toluca, clube no qual foi orientado pelo português Renato Paiva. Antes disso, tinha estado em 38 jogos na temporada 2022/2023, mas com uma divisão exata entre Toluca e Puebla (19 por cada equipa), pois a sua primeira experiência fora do Uruguai foi ao serviço dos camoteros. Esta é mesmo a temporada de maior utilização do número 20 dos leões, já que antes de rumar a Alvalade ainda participou em cinco encontros do Toluca, clube no qual se encontra — com inquestionável sucesso, o antigo leão Paulinho e ao qual os leões o contrataram por €13,8M.

Portanto, o jogo desta sexta-feira diante do Moreirense pode assinalar um marco na carreira do uruguaio

Ao registo global têm de ser acrescentados oito jogos pela seleção do Uruguai na zona de qualificação sul-americana para o Mundial-2026, pois é uma peça fundamental para o selecionador Marcelo Bielsa.

Maxi Araújo foi revelado no futebol sénior pelo Montevideo Wanderers, do seu país, tendo estado em 13 encontros em 2018 e 18 em 2019, quando rumou ao México.

Em termos de golos apontados a melhor temporada aconteceu em 2022/2023, quando chegou aos oito remates certeiros, com dois pelo Puebla e seis pelo Toluca. Em toda a temporada em curso, tem quatro, com dois pelos mexicanos e outros tantos de leão ao peito.

No entanto, já cumpriu um sonho de criança, pois marcou ao Manchester City, na vitória por 4-1 na UEFA Champions League e queria muito, como confessou em entrevista, ter a possibilidade de fazer um golo na prova milionária. O outro foi apontado diante do Estrela da Amadora, na Liga.

Sugestão de vídeo