Apesar das ondas de críticas em torno da temporada da NASCAR Cup Series de 2024, o presidente da NASCAR Steve Phelps está a adoptar uma postura decididamente optimista sobre a trajectória do desporto. Desde formatos de playoffs divisivos até à arbitragem inconsistente, 2024 esteve longe de ser uma viagem tranquila para as corridas de stock car. No entanto, Phelps insiste que a NASCAR está bem posicionada para um futuro brilhante, alimentado por novas oportunidades e um produto forte na pista.


Uma Final de Campeonato Controverso

A temporada culminou numa vitória de campeonato que deixou os fãs divididos. O campeão, apesar de ter uma das temporadas estatisticamente menos impressionantes de qualquer titular anterior, garantiu a vitória ao atingir o pico no momento certo nos playoffs. Muitos fãs expressaram frustração com o formato, pedindo mudanças significativas para garantir que o campeão reflita uma excelência consistente ao longo da temporada, em vez de uma sequência bem cronometrada.

Os playoffs não foram o único ponto sensível. Ao longo do ano, controversas giraram em torno do carro Next-Gen, estilos de corrida excessivamente agressivos e decisões inconsistentes por parte dos oficiais de corrida. Estas questões levaram a um aumento de pedidos por parte de fãs e insiders para que a NASCAR reconsidere a sua abordagem.


Phelps Vê um Futuro Brilhante

No entanto, Phelps mantém-se otimista em relação à direção do desporto, desconsiderando sugestões de problemas sistémicos. Numa entrevista recente, expressou confiança na saúde geral da NASCAR e na sua prontidão para 2025.

“Estou realmente encorajado com a direção que o desporto está a tomar,” disse Phelps. “Acho que estamos bem posicionados à medida que entramos em ’25 com novos parceiros de media, um grande produto na pista, algumas histórias realmente boas, e, no geral, um desporto saudável. Portanto, para mim, estou a dormir muito bem.”

Phelps reconhece que há sempre espaço para melhorias, mas enfatiza as oportunidades que a NASCAR tem para crescer tanto a nível nacional como internacional.

“Isso não significa que não temos coisas a fazer. Temos muito trabalho pela frente e há muitas oportunidades para crescermos, tanto a nível nacional como internacional.”


Formato de Playoff Veio para Ficar

O sistema de playoff, um íman para críticas, não vai desaparecer tão cedo, segundo Phelps. Embora os fãs tenham pedido uma reformulação, Phelps defendeu o formato, citando fortes audiências televisivas, números de assistência e ação emocionante na pista durante os playoffs.

“Vou manter-me fiel ao formato porque o formato também nos deu corridas fenomenais. Não sei como sugerir que foi algo diferente do que foi, simplesmente fenomenal. Tivemos uma boa assistência, as audiências [TV] foram acima de seis. Eu chamaria os nossos playoffs em todas as três séries nacionais de bem-sucedidos.”

Os seus comentários deixam claro que a NASCAR acredita que o formato de playoffs está a impulsionar o envolvimento, mesmo que alguns fãs e concorrentes continuem céticos. No entanto, Phelps não se comprometeu a dizer que o sistema é perfeito, insinuando possíveis ajustes menores no futuro para abordar preocupações.


O que vem a seguir para a NASCAR?

À medida que a NASCAR avança para 2025, a sua liderança parece focada em reforçar a sua trajetória atual enquanto explora oportunidades de crescimento. Novas parcerias mediáticas estão prestes a trazer nova atenção ao desporto, e Phelps parece confiante de que histórias como o surgimento de jovens talentos, expansões de equipas e novas iniciativas internacionais manterão os fãs cativados.

No entanto, o caminho à frente não está isento de desafios. A liderança da NASCAR irá abordar as frustrações persistentes dos fãs em relação ao formato de playoffs e às inconsistências na arbitragem? Ou continuarão a priorizar as audiências e a assistência como a medida máxima de sucesso?

Por enquanto, Phelps mantém-se firme na sua crença de que a NASCAR está no caminho certo—quer os fãs concordem ou não. Só o tempo dirá se a sua confiança é bem fundamentada.