
Esteban Ocon, o piloto de corrida francês, falou recentemente sobre o nível excecional de preparação que recebeu da Haas, a sua nova equipa na temporada de Fórmula 1 de 2025. Este nível de preparação, admitiu, superou em muito as suas expectativas iniciais.
Anteriormente associado à Alpine, propriedade da Renault, desde 2020, Ocon fez a mudança para a Haas para a temporada de 2025. Ele deixou a equipa anglo-francesa uma ronda antes, o que lhe proporcionou a oportunidade de participar num teste pós-temporada em Abu Dhabi utilizando o modelo de 2024 da Haas, o VF-24.
Numa recente entrevista à Motorsport Week e a outros meios de comunicação selecionados, Ocon partilhou as suas experiências positivas na Haas. Ele confessou que a sua transição para a nova equipa tem sido mais suave do que antecipava. Embora tenha optado por não divulgar os pormenores, admitiu ter ficado agradavelmente surpreendido pelos esforços robustos de preparação da equipa, que inicialmente temia que fossem mais restritivos.
A equipa Haas tem utilizado um esquema conhecido como Teste de Carros Anteriores (TPC) a seu favor. Este esquema permite que as equipas acumulem quilometragem em carros que tenham mais de duas temporadas. No seu caso, a Haas deu aos seus pilotos, incluindo Ocon, a oportunidade de praticar no VF-23 de 2023 em Jerez. Esta foi uma jogada estratégica da equipa para compensar o tempo de corrida limitado disponível durante os testes.
Curiosamente, a primeira corrida TPC da Haas foi possível através de uma parceria com a Toyota. O gigante automóvel japonês está agora a fornecer apoio técnico à Haas, a organização mais pequena do desporto. Ocon não estava ciente desta aliança no momento da sua assinatura, o que torna a sua adaptação suave à nova equipa ainda mais impressionante.
Numa outra evolução emocionante, Ocon recentemente realizou um shakedown em Silverstone com o VF-25, o carro da Haas para a temporada de 2025. Apesar das condições meteorológicas adversas durante o teste, Ocon conseguiu identificar vários aspetos positivos do carro, que acredita ter mostrado uma melhoria clara em relação ao seu predecessor.
O feedback de Ocon tem sido crucial para identificar áreas onde o carro precisa de ser melhorado. Isto faz parte da estratégia da Haas para melhorar a sua posição, visando construir sobre a temporada promissora que tiveram no ano passado, onde conseguiram uma subida de três lugares para a sétima posição.
Em conclusão, a transição de Ocon para a Haas tem sido repleta de surpresas positivas. A sua experiência demonstra a dedicação da equipa em proporcionar aos seus pilotos a melhor preparação e apoio possível. À medida que a temporada de Fórmula 1 de 2025 se aproxima, todos os olhos estarão na Haas e no seu novo reforço, Ocon, enquanto tentam deixar a sua marca no circuito de corridas.