Thierry Neuville sagrou-se campeão do mundo de ralis pela primeira vez. Esta madrugada, Ott Tänak abandonou o Rali do Japão devido a acidente, e assim o belga alcançou o título.

Para poder ser campeão, o estónio da Hyundai precisava de fazer pelo menos mais 26 pontos do que o colega de equipa, que liderava o campeonato. Apesar de ter sido atrasado na sexta-feira por problemas no carro, Neuville fez uma impressionante recuperação até sétimo no sábado, dificultando muito a tarefa de Tänak.

O domingo até começou mal para Neuville, que voltou a sentir problemas na componente híbrida do seu Hyundai i20 N Rally1 na PEC 17 (Nukata 1) que abriu o dia. Mas, perto do fim desse mesmo troço, o desastre bateu à porta de Tänak quase com a meta da especial à vista.

O piloto da Estónia foi parar a uma vala e saiu de estrada, levando depois com o carro de Heikki Kovalainen. Ninguém se magoou, mas para Tänak era o fim do sonho do título. Neuville foi coroado campeão, independentemente do que acontecer até ao fim do rali.

Bernardo Matias