Com a nova concorrência da Dacia, M-Sport e Mini, a Toyota Gazoo Racing está a intensificar a sua dominância nos rally-raids. Mas, à medida que o lendário Hilux DKR chega ao fim do seu ciclo de desenvolvimento, será que a nova liderança e estratégia da Toyota conseguirão garantir a vantagem no Rally Dakar e no Campeonato Mundial de Rally-Raid?


A Calma Antes da Tempestade: A Toyota Enfrenta Novos Desafios em 2025

O ditado, “mares calmos nunca fazem um bom marinheiro,” parece ser feito à medida para a campanha de rally-raid da Toyota Gazoo Racing (TGR) enquanto se prepara para o Rally Dakar de 2025 na Arábia Saudita. Embora a Toyota tenha sido a referência indiscutível nos rally-raids, conquistando o título de fabricantes do Campeonato Mundial de Rally-Raid (W2RC) durante três anos consecutivos e garantindo a vitória no Dakar em 2023 com Nasser Al-Attiyah, o jogo está a mudar.

Novos rivais entraram na disputa com máquinas de última geração:

  • Dacia e M-Sport estrearam veículos completamente novos.
  • X-raid Mini JCW apresentou um carro melhorado com motor a gasolina de 3.0 litros.

Entretanto, o outrora dominante Hilux DKR da Toyota começa a mostrar a sua idade, levando a mudanças tanto na pista como fora dela.


Reestruturação da Liderança: Um Novo Capítulo para a Toyota Gazoo Racing

A estrutura interna da Toyota passou por uma transformação dramática. Com o antigo diretor da equipa Glyn Hall a deixar o cargo e a vender o seu negócio Hallsport, o controlo operacional foi transferido para a equipa SVM de Shameer Variawa.

A supervisão do projeto mais amplo W2RC está a cargo da Toyota Motor Europe, onde o recém-nomeado Bart Eelen agora lidera as atividades de desporto motorizado. Andrea Carlucci, o novo diretor da equipa, tem a tarefa de colmatar a lacuna entre as divisões de desporto motorizado e P&D da Toyota.

“É mais complicado do que precisa ser, mas todos sabemos os nossos trabalhos,” admitiu Eelen.

Esta liderança renovada é crucial à medida que a Toyota se prepara para um cenário W2RC mais competitivo, com o objetivo de equilibrar a sua experiência em desporto motorizado com as lições aprendidas das suas equipas de desenvolvimento de automóveis de estrada na Europa e no Japão.


O Hilux DKR Conseguirá Manter a Linha?

A Hilux DKR da Toyota tem sido o carro a bater em eventos de rally-raid, mas à medida que os rivais utilizam tecnologia de ponta, a sua idade está a tornar-se uma preocupação. Apesar disso, o veículo continua a entregar resultados graças à sua combinação com talentos geracionais como Nasser Al-Attiyah.

Eelen enfatizou que o “DNA da Toyota Gazoo Racing” continua a ser uma combinação poderosa de inovação e resiliência:

“A Gazoo Racing existe para usar o desporto automóvel como um campo de testes para novas tecnologias e como um terreno de desenvolvimento para pessoas. Estamos agora a focar-nos em trazer esta disciplina mais próxima dos valores centrais da marca Toyota.”


A Importância de uma Luta ao Longo da Temporada

Enquanto a Toyota dominou o W2RC, a maior parte do seu sucesso veio de atuações de destaque em eventos de prestígio como o Dakar e o Rallye du Maroc. Eelen argumenta que esta abordagem não é sustentável a longo prazo, defendendo uma competição ao longo do ano para manter a equipa afiada e os fãs envolvidos.

“Focar-se apenas numa corrida é super arriscado. O Dakar será sempre o auge, como Le Mans no WEC, mas uma luta ao longo da temporada contra fabricantes rivais é crucial tanto para o campeonato como para o desenvolvimento da Toyota.”

Eelen imagina um calendário onde cada corrida se torna um espetáculo, garantindo que a Toyota continua a ser um favorito entre os fãs enquanto promove uma melhoria contínua ao longo da temporada.


A Competição Aperta: Toyota vs. os Novatos

A chegada da Dacia, M-Sport e de uma equipa Mini JCW revitalizada trouxe nova energia à cena do rally-raid. Para a Toyota, isto representa tanto um desafio como uma oportunidade.

“O surgimento de novos fabricantes é exatamente o que o rally-raid precisa,” comentou Eelen. “Isso nos empurra a inovar e garante que o campeonato ganhe maior reconhecimento.”

Esse sentimento espelha a estratégia da Toyota no Campeonato do Mundo de Resistência (WEC), onde tem prosperado contra uma lista crescente de concorrentes apoiados por fábricas.


2025 e Além: Uma Nova Era para o Rally-Raid

À medida que o Rally Dakar 2025 se aproxima, a Toyota Gazoo Racing está a preparar-se para o que pode ser a sua temporada mais difícil até agora. Com uma nova liderança, um carro comprovado mas envelhecido, e um campo de concorrentes ressurgente, as apostas não poderiam ser mais altas.

Mas se há uma coisa que a Toyota provou, é que o seu legado de resiliência, inovação e adaptabilidade está preparado para desafios como estes.

“Não estamos aqui apenas para o Dakar,” concluiu Eelen. “Estamos aqui para ganhar toda a temporada e redefinir o que significa sucesso no rally-raid.”