É duro ser despromovido, mas mais duro é não vencer no regresso ao escalão inferior. Não foi o que aconteceu ao FC Vizela. No retorno à Segunda Liga, os vizelenses foram até Leiria vencer por 0-2. Além dos três pontos, ficou na retina a exibição positiva e o triunfo justo.
O primeiro tempo, mesmo sem espantar, foi interessante. As duas equipas mostraram ter argumentos e dividiram a partida. Apesar do ligeiro ascendente visitante - conjunto aparentemente mais seguro e confiante - a UD Leiria podia ter aberto o marcador à passagem do quarto de hora, quando Tiago Ferreira esteve a centímetros de desviar um cabeceamento para o fundo das redes.
O golo chegou, efetivamente, mas para os visitantes, numa obra de arte de levantar qualquer estádio. Lacava aproveitou um livre em zona frontal, ainda antes da meia-lua, para acordar a coruja e atirar ao ângulo, num remate em jeito com o pé esquerdo. Lance fantástico e um dos golos da jornada.
No segundo tempo, mesmo sem criar ocasiões flagrantes, o domínio vizelense foi mais evidente. A formação recentemente despromovida à Segunda Liga foi asfixiante na pressão, raramente se deixou apanhar em contrapé e soube vaguear pela área adversária, sem arriscar, mas a controlar em zonas subidas.
Ainda assim, os visitantes foram perdendo forças e, em desvantagem, a UD Leiria fez pela vida e somou um par de ocasiões interessantes - Muñoz teve a mais flagrante na cabeça, mas não conseguiu endereçar a bola para o fundo das redes. Como quem não marca sofre, os vizelenses duplicaram a vantagem: Unzueta foi lançado na profundidade e, com um simples domínio, tirou o guarda-redes da frente; com pouco ângulo, atirou para a baliza deserta e fechou o marcador (0-2).
Os três pontos viajaram, com mérito, para Vizela. Por Leiria, ficou a ideia que existe qualidade suficiente para, ao longo da época, se registarem resultados mais animadores.