Bruno Varela é um de muitos jogadores do atual plantel do Vitória de Guimarães que vai reencontrar o Benfica, este sábado, na 30.ª jornada da Liga. Mas, o guarda-redes tem uma missão para este encontro que passa por manter a baliza dos conquistadores inviolável pelo sexto jogo consecutivo na Liga, no Estádio D. Afonso Henriques, pois assim sucedeu nas últimas cinco rondas.

O guardião, de 30 anos, está a realizar uma das melhores temporadas da sua carreira, sendo que já atingiu a marca dos 50 jogos, frente ao Gil Vicente, divididos por 44 com a camisola dos vimaranenses e seis pela seleção de Cabo Verde, em partidas da fase de qualificação para a Taça das Nações Africanas 2025. No total dessa meia centena de encontros, Bruno Varela conseguiu passar 18 sem sofrer qualquer golo.

Porém, o registo de Bruno Varela frente ao clube que o formou, ou seja, o Benfica, não é tão eficaz, sendo que apenas em duas ocasiões manteve a sua baliza inviolável. A primeira ao serviço de outro Vitória, o de Setúbal, no triunfo por 1-0, em 2016/17, e a segunda já pelo V. Guimarães há duas épocas, num empate sem golos na jornada 8 da Liga.

Os conquistadores estão há dez jogos sem conhecerem o sabor da derrota no campeonato e a próxima partida fica, inevitavelmente, marcada pelos vários reencontros. Do atual plantel dos vimaranenses, Nélson Oliveira, Nuno Santos, Bruno Gaspar, Tiago Silva e Umaro Embaló (afastado da equipa por teste positivo a substância ilícita), juntam-se a Bruno Varela como os jogadores que já representaram os encarnados, pelo menos nos escalões de formação.

O clube anunciou que os bilhetes para a receção aos encarnados já estão disponíveis na plataforma online SmartFan Tickets e nos locais físicos de venda habituais.