Noah Hobbs consolidou a liderança da Volta ao Alentejo, depois de vencer ao sprint a terceira etapa, a segundo sucesso do britânico nesta edição da corrida portuguesa.

No final dos 180 quilómetros entre Carvalhal e Arraiolos, o corredor da equipa EF Education-Aevolo impôs-se à frente do espanhol Xabier Berasategi (Euskaltel-Euskadi), segundo classificado, e do britânico Theodor Obholzer (Óbidos), terceiro.

Na geral, devido às bonificações, Hobbs tem 12 segundos de avanço sobre Nicolás Tivani (Aviludo-Louletano-Loulé) e 18 sobre o italiano Davide Stella (UAE Emirates Gen Z), com Fábio Costa (Anicolor-Tien21) a ser o melhor português, na quinta posição, a 22 segundos do líder.

O espanhol Sergio Geerlings (Caja Rural) e o irlandês Patrick Casey (Israel-Premier Tech Academy), já depois de deixarem para trás o colombiano Jesús Peña (AP Hotels & Resorts-Tavira-Farense), andaram mais de 100 quilómetros em fuga, mas acabaram por ser apanhados a cerca de 16 do final.

Após três etapas, Hobbs lidera também as classificações da juventude e dos pontos, com o português Pedro Pinto (Efapel) a manter-se com a camisola da montanha e a Euskaltel-Euskadi a ser a melhor equipa.

No sábado, na véspera da chegada final na Praça do Giraldo, em Évora, os ciclistas percorrem 147,7 quilómetros entre Monforte e Castelo de Vide, tendo de ultrapassar seis contagens de montanha (uma de segunda e cinco de terceira), com uma chegada ligeiramente a subir.