O Campeonato do Mundo de Ralis (WRC) está à beira de uma grande mudança, enquanto os intervenientes se preparam para votar se devem eliminar a tecnologia híbrida dos carros Rally1 já na temporada de 2025. Esta decisão surge em resposta a preocupações crescentes sobre a fiabilidade do sistema e os custos exorbitantes associados à sua manutenção.

Uma fonte interna revelou: “Quando ouvimos os pilotos a sair das especiais e a falar sobre o híbrido a não funcionar e a precisar de um reset, a compreensão é que este reset será agora uma reparação que custará pelo menos €50,000. Isto gerou um intenso debate sobre se a tecnologia híbrida deve continuar na próxima temporada.”

A votação, que se espera que ocorra eletronicamente entre os principais intervenientes até ao final da semana, poderá preparar o terreno para uma mudança significativa na direção técnica recente do WRC. Se o resultado favorecer a eliminação dos sistemas híbridos, a decisão será então encaminhada para a Comissão do WRC e, em última instância, para o Conselho Mundial do Automóvel para ratificação ainda este mês.

Esta mudança dramática surge apenas meses depois de a FIA ter comprometido-se a manter os regulamentos técnicos existentes até 2026. No entanto, os custos crescentes e os problemas persistentes com a fiabilidade híbrida forçaram uma reavaliação, potencialmente revertendo a posição anterior da FIA.

À medida que o WRC se prepara para esta votação crucial, todos os olhares estão voltados para a futura direção dos carros Rally1 e se o campeonato irá reverter para motores convencionais ou continuar a apostar na integração híbrida, apesar dos desafios.