
À medida que a temporada de F1 de 2025 se aproxima, o chefe da McLaren, Zak Brown, lançou o desafio, sugerindo que Christian Horner, o chefe da equipa da Red Bull, pode estar a sentir a pressão. Brown insinuou que a posição de longa data de Horner na Red Bull poderia estar em risco, dados os eventos tumultuosos que ocorreram recentemente.
Brown não é estranho a controvérsias e admitiu abertamente que a relação entre ele e Horner está longe de ser cordial. Ele avançou com a noção de que Horner pode não estar confortável no seu papel como chefe da equipa da Red Bull, especialmente tendo em conta a agitação que a equipa tem experienciado ultimamente.
Horner tem sido, de facto, a única constante na Red Bull desde que fizeram a sua grandiosa entrada na Fórmula 1 em 2005. Ao longo das últimas duas décadas, ele conduziu a equipa a oito Campeonatos Mundiais de Pilotos e seis Campeonatos de Construtores. No entanto, a temporada de 2024, em particular, colocou Horner à prova.
A Red Bull, recém-saída de mais uma vitória no Campeonato de Pilotos com Max Verstappen, enfrenta o desafio de recuperar a sua dominância no Campeonato de Construtores após uma temporada de 2024 difícil. Horner teve de navegar não só a saída de membros-chave da equipa, mas também uma investigação interna pela empresa-mãe da Red Bull, GmbH, após alegações de má conduta.
Embora Horner tenha sido ilibado das alegações duas vezes por dois KCs independentes, o desempenho da equipa sofreu um impacto. A saída de Adrian Newey, o diretor técnico, aumentou os problemas. Subsequentemente, Jonathan Wheatley, o diretor desportivo, e Rob Marshall, o chefe de engenharia, também deixaram a equipa.
No entanto, 2024 não foi totalmente sombria para a Red Bull, com renovações de contrato para o diretor técnico Pierre Waché, o chefe de aerodinâmica Enrico Balbo e o engenheiro-chefe Paul Monaghan, entre outros. Ainda assim, Brown acredita que estes desenvolvimentos colocaram Horner numa posição precarious.
Brown afirmou: “Quando o desempenho não está no mais alto nível, seja na pista, fora da pista, com patrocinadores, relacionamentos ou marcas, qualquer um de nós pode sentir pressão.” Ele ainda levantou dúvidas sobre a relação de Horner com os Verstappen e questionou o impacto da receção morna de Horner no lançamento da temporada F175 sobre os principais patrocinadores da Red Bull.
No entanto, Horner permanece inabalável, como revelado em um episódio de Drive to Survive da Netflix, onde foi visto a expressar os seus verdadeiros sentimentos sobre Brown. Horner está ligado à Red Bull por um contrato de longo prazo que se estende até 2030 e conta com o total apoio dos acionistas maioritários da Red Bull, Clalerm Yoovidhya e os acionistas australianos liderados por Mark Mateschitz.
Apesar das trocas acaloradas, tanto Brown como Horner reconheceram as conquistas um do outro durante uma recente conferência de imprensa da FIA na China. Brown elogiou o impressionante histórico da Red Bull, enquanto Horner elogiou o admirável regresso da McLaren na última temporada.
Em resumo, o paddock da F1 está repleto de tensão, rivalidades e intrigas à medida que a temporada de 2025 se inicia. Resta saber se as afirmações de Brown sobre a posição de Horner na Red Bull têm algum fundamento ou se são apenas parte da guerra psicológica que é tão parte da F1 quanto as corridas em si.