O Velis Electro, o primeiro e único avião 100% elétrico certificado na Europa, vai começar a voar em Portugal na próxima semana, com o voo inaugural marcado para 11 de setembro no Aeródromo Municipal de Viseu.

O evento, promovido pela IFA - International Flight Academy, contará com a presença do presidente da Câmara Municipal de Viseu, Fernando Ruas, e do diretor executivo da IFA, José Madeira.

O Velis Electro é movido por duas baterias de lítio refrigeradas a água, oferecendo uma autonomia de voo de 50 minutos, mais reservas. Este é o único avião elétrico no mundo certificado pela EASA, a Agência Europeia para a Segurança da Aviação, de acordo com um comunicado divulgado pela IFA.

Expresso

Em Viseu, a IFA já investiu diretamente mais de 400 mil euros em taxas, combustíveis e arrendamentos, estimando em cerca de 1,5 milhões de euros o contributo indireto desde a sua instalação em 2019 na economia local, incluindo hotéis, empresas do sector de restauração e do sector gráfico, o arrendamento de apartamentos, empresas de limpeza, de transporte, de mobiliário e de material de escritório, entre outros impactos.

Segundo José Madeira, diretor executivo da IFA, a inclusão dos dois Velis Electro na frota da academia reforça o compromisso ambiental da empresa, reduzindo emissões de carbono e ruído.

“A inclusão de dois Velis Electro na frota da IFA visa prosseguir o nosso compromisso ambiental, diminuindo as emissões carbónicas e o ruído, e também assegurar aos alunos uma formação que acompanhe as tendências do setor”, afirmou.

A IFA pretende ampliar ainda mais o seu impacto em Viseu, com planos de aumentar o número de alunos portugueses e estrangeiros. Atualmente a IFA conta com alunos de 11 nacionalidades.