O governador do Banco de Portugal (BdP) está em Cabo Verde numa iniciativa de cooperação entre o Banco de Portugal e o Banco de Cabo Verde, que prevê a disponibilização de materiais pedagógicos de literacia financeira em crioulo para alunos dos vários níveis de ensino e para a população em geral.

No âmbito desta visita, que decorre entre 3 e 5 de abril, o governador vai dar aulas em escolas das ilhas do Sal, São Vicente e Santo Antão, informa o BdP.

A iniciativa conta ainda com a colaboração do cantor Dino d’Santiago, que apadrinha o primeiro manual de literacia financeira em língua cabo-verdiana lançado no arquipélago, numa parceria da ONG Mundu Nôbu com os bancos centrais de Portugal e Cabo Verde.

“Fazer este livro nascer e vê-lo chegar às escolas é a melhor prenda de aniversário que podia dar ao meu pai, a primeira pessoa a ensinar-me literacia financeira, mesmo sem saber sequer que essa expressão existia”, referiu o cantor, nesta quinta-feira, aquando do lançamento do livro criado a partir de uma versão portuguesa para as escolas e cuja apresentação foi acompanhada por uma aula dada pelo governador do BdP, na cidade da Praia, ilha de Santiago.

Centeno vai realizar iniciativas semelhantes, nesta sexta-feira e sábado, nas ilhas de São Vicente e Santo Antão, respetivamente.

Jornal PT50 com Lusa