
O Banco Central Europeu (BCE) informou que, no primeiro trimestre do ano, os bancos tornaram mais rigorosos os critérios de concessão de empréstimos às empresas, mas flexibilizaram os critérios de concessão de empréstimos às famílias para habitação.
O BCE afirmou nesta terça-feira que 3% dos bancos inquiridos disseram ter tornado mais rigorosos os critérios de concessão de crédito às empresas no primeiro trimestre (7% tornaram-nos mais rigorosos no quarto trimestre do ano passado).
Esta maior restritividade dos critérios de concessão de crédito às empresas foi inferior às expectativas dos bancos.
O BCE conduziu o inquérito, que realiza quatro vezes por ano para compreender melhor os empréstimos dos bancos, entre 10 e 25 de março, junto de 155 bancos da zona euro, correspondendo a 99% dos bancos.
As normas de crédito são as diretrizes ou critérios internos dos bancos para a aprovação de empréstimos.
Cerca de 3% dos bancos na Alemanha afirmaram ter tornado mais rigorosos os seus critérios de concessão de crédito às empresas, enquanto os bancos em Espanha, França e Itália os mantiveram.
Já 7% dos bancos inquiridos flexibilizaram moderadamente os critérios de concessão de empréstimos às famílias para aquisição de habitação no primeiro trimestre, devido à concorrência com outros bancos (1% tornou-os mais rigorosos no trimestre anterior).
Cerca de 25% dos bancos em França e 7% dos bancos na Alemanha flexibilizaram os critérios de concessão de empréstimos para aquisição de habitação.
Contudo, 9% dos bancos em Itália tornaram mais rigorosos os critérios de concessão de empréstimos hipotecários e os bancos em Espanha mantiveram-nos.
Também 3% dos bancos da zona euro tornaram mais rigorosos os critérios de concessão de crédito ao consumo no primeiro trimestre, por considerarem que existem mais riscos, especialmente os bancos em França e Itália (6% no trimestre anterior).
Os bancos planeiam tornar mais rigorosos os critérios de concessão de crédito no segundo trimestre em todos os segmentos.
Agência Lusa
Editado por Jornal PT50