O Monte dei Paschi di Siena (MPS) segue em frente com a sua compra do rival Mediobanca, tendo obtido luz verde do Banco Central Europeu, bem como do Governo de Itália. Da parte do executivo italiano, este optou por não exercer os chamados ‘golden powers’ em relação a esta operação, de acordo com o comunicado do banco. Já o BCE autorizou a emissão de ações destinadas ao financiamento da compra.

Neste sentido, o MPS vai ter uma assembleia de acionistas nesta semana, dia 17, onde o Norges Bank Investment Management – que detém 2,6% do banco italiano, segundo fonte da Agência Reuters – já anunciou que vai votar a favor da emissão de ações para financiar a aquisição do Mediobanca. O fundo norueguês detém também 1,45% do banco visado, segundo os últimos registos consultados pela Reuters.

Olhando ainda para os acionistas, o Canada Pension Plan, detentor de 0,7% do MPS, vai votar contra essa mesma emissão de ações.

Recorde-se que o MPS lançou em janeiro uma oferta de aquisição sobre o Mediobanca, no valor de 13,3 mil milhões de euros. Esta foi apenas uma de várias que surgiram em Itália no último ano. Do lado do rival maior, o Mediobanca rejeitou o negócio, alegando que este é destrutivo para o banco.