
O Banco de Portugal assinou um protocolo com a Católica Porto Business School para desenvolver um jogo digital para jovens, denominado “Finanças em Ação”. Este jogo é o resultado do concurso Economia para Tod@s, explica o banco central em comunicado.
Segundo a instituição liderada por Mário Centeno, “o protocolo prevê um patrocínio de 39480 euros destinado à criação de um jogo interativo que permitirá aos jovens aprender mais sobre economia e gestão das suas finanças por meio de simulações e desafios inspirados em situações reais”.
O jogo é direcionado a pessoas entre os 12 e os 18 anos e quer colocar estes jovens a “gerir as suas finanças pessoais de forma lúdica e envolvente”, segundo explica a Católica Porto Business School, em comunicado. “O jogo recorre a avatares e simulações de decisões financeiras do dia a dia, permitindo aos jogadores aprenderem sobre investimento, poupança e consumo num ambiente dinâmico e acessível”, acrescenta.
“Esta é uma forma divertida de aumentar a proficiência e literacia financeira dos nossos jovens”, explica Susana Costa e Silva, docente da instituição, citada em comunicado. A ela juntam-se o CEO e ‘lead game designer’ da Kendir Studios, Eduardo Nunes, e Diogo Lorga, analista sénior de M&A no Banco BIG, na equipa responsável pelo projeto.
O regulador bancário reitera que, com esta iniciativa, pretende reforçar “o seu compromisso com a promoção da literacia económica e financeira”, ao mesmo tempo que incentiva “os mais novos a adquirirem conhecimentos essenciais de forma apelativa, acessível e dinâmica”. Do lado da Católica Porto Business School, a instituição realça o seu foco na “excelência na área da gestão e inovação educativa, promovendo iniciativas que aproximam o ensino da realidade empresarial e social”.