A ligação "surge como resposta à crescente procura" com o objetivo de melhorar a mobilidade entre as ilhas e promover o desenvolvimento.
A viagem, no navio Dona Tututa, vai ser feita quinzenalmente às quartas-feiras, às 16:00 (18:00 em Lisboa), de São Vicente para São Nicolau, prosseguindo, no mesmo dia, às 22:00, de São Nicolau para Santiago.
Quinzenalmente, às quintas-feiras, o navio vai arrancar de Santiago às 10:00, rumo ao Fogo, de onde sairá às 17:00, com destino a São Vicente.
A CV Interilhas é uma sociedade constituída em 2019 com a qual o Governo de Cabo Verde estabeleceu um contrato de concessão, por 20 anos, para o serviço público de transporte marítimo de passageiros e carga entre ilhas.
A firma é liderada pelo grupo português ETE que detém 51% do capital social (através das suas participadas Transinsular e Transinsular Cabo Verde), cabendo o restante a 11 firmas cabo-verdianas.
A empresa faz ligações marítimas para todas as nove ilhas habitadas de Cabo Verde.
Em 2023, transportou 2,5 milhões de passageiros, quase 1,5 milhões de toneladas de cargas e mais de 1,5 milhões de viaturas.
RIPE // MLL
Lusa/Fim