O ministro da Saúde de Cabo Verde anunciou nesta Quinta-feira, 09, que o país prevês contratar 70 médicos especialistas e clínicos gerais de Cuba, com o apoio da cooperação internacional, para reforçar os hospitais centrais e regionais.

De acordo o ministro da saúde, Jorge Figueiredo, durante a sessão de Abril, que decorre até Sexta-feira, já identificaram cerca de 70 médicos para garantir o funcionamento dos hospitais centrais e regionais sem problemas.

“Esta é a razão da minha visita a Cuba, ainda este mês, para negociar a contratação desses profissionais”, afirmou o governante.

Entretanto, referiu que o objectivo é que os médicos cheguem ao país ainda este ano, e o Ministério da Saúde já está a trabalhar com outras entidades para definir o quadro de necessidades, tendo em conta a nova carta sanitária e os perfis epidemiológicos e demográficos das diferentes regiões.

O governante, segundo a Lusa, disse que em 2024, foram integrados 272 profissionais, entre eles 42 médicos, 47 enfermeiros e 130 profissionais de apoio operacional.