A EDP Gás Serviço Universal, comercializador regulado de gás natural que opera na região Norte do país, com uma carteira atual de mais de 100 mil consumidores, passa a operar a partir desta segunda-feira com uma nova designação, Gás SU.
Em comunicado, a EDP informa que esta mudança serve para “cumprir as disposições da Entidade Reguladora dos Serviços Energéticos (ERSE), que exige uma distinção clara entre comercializadores no mercado regulado e no livre, garantindo desta forma maior transparência para os consumidores”.
Na mudança, o comercializador regulado, que tem consumidores nas regiões do Porto, Braga e Viana do Castelo, troca a cor vermelha por uma cor de cobre. A mudança já começou a ser comunicada aos clientes.
Esta transformação ocorre depois de a EDP também ter sido obrigada pela ERSE a alterar outras marcas de negócios regulados que opera, nomeadamente na comercialização regulada de eletricidade (a antiga EDP Serviço Universal passou a SU Eletricidade) e na distribuição, também regulada, de eletricidade (a EDP Distribuição passou a E-Redes).
Estas mudanças de marca visam evitar que os consumidores confundam as atividades reguladas com os negócios de comercialização que a EDP também tem no mercado livre (no caso da eletricidade a EDP Comercial tem uma quota superior a 50%).
De acordo com os dados mais recentes da ERSE, em setembro a comercialização regulada de gás natural em Portugal contava com 444 mil clientes, ao passo que o mercado livre de gás tinha cerca de 1,1 milhões de consumidores.
No mercado livre estavam em setembro 1,07 milhões de clientes residenciais, um segmento onde a EDP liderava, com uma quota de 38,9%, seguida pela Galp, com 20,7%, e Goldenergy, com 19,9%.