Em novembro, o Canadian Competition Bureau iniciou um processo contra a Google, decidindo que o maior fornecedor de tecnologia de publicidade na Internet do Canadá tinha abusado da sua posição dominante ao adotar "um comportamento destinado a assegurar a manutenção e consolidação do seu poder comercial".
Os fundos foram pagos ao Canadian Journalism Collective, uma organização sem fins lucrativos criada especificamente para gerir a distribuição deste dinheiro, confirmou um porta-voz do Google à AFP.
A gigante digital pretende continuar a cumprir os compromissos assumidos neste acordo, que prevê um novo pagamento no final de 2025, acrescentou o porta-voz.
Paul Deegan, presidente da News Media Canada, uma organização que representa centenas de editores, saudou este acordo, que oferece uma remuneração "muito superior" à que tem sido obtida noutros lugares, com cada meio de comunicação a poder esperar obter 20 mil dólares canadianos por jornalista.
O grupo californiano está atualmente perante os tribunais dos Estados Unidos, sendo que as práticas publicitárias do Google também são objeto de investigações ou processos no Reino Unido e na União Europeia.
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