O Multibanco, da SIBS, conseguiu o pódio no campeonato das reputações de marca em Portugal, no setor financeiro, em 2024. Com uma pontuação de 80,8, consegue também um lugar no Top 10 de marcas a operar no país, sendo a única da sua área a ficar no patamar de “marcas excelentes”, a melhor categoria do ‘ranking’.

Olhando para o setor da banca, em específico, este é liderado pela Caixa Geral de Depósitos (CGD), que pontua 64,9. No entanto, esta lista vem pintada de amarelo, o que indica que todos têm uma reputação “moderada”, de acordo com a OnStrategy, empresa responsável pelo ‘ranking’. Os bancos com melhor reputação a seguir à CGD são o BPI, o Santander, o BCP e o Banco CTT.

Entre os líderes económicos e empresariais, o lugar do topo vai para o CEO da CGD, Paulo Macedo, sendo a única personalidade da banca presente neste ‘ranking’. Na área dos pagamentos, o Multibanco é líder, com o MB WAY a aparecer em segundo lugar, empatado com a VISA. A PayPal e a Mastercard completam a lista neste segmento.

No crédito ao consumo, a Cofidis é a marca vencedora, com 53,6. No entanto, a pontuação das marcas neste setor fica toda no laranja, deixando-as no patamar de “vulnerável”. Cetelem, Universo, Credibom e WiZink ocupam os restantes lugares. No campo das seguradoras, a Fidelidade aparece em primeiro, pontuando 66,2, seguida pela Tranquilidade, Ageas, Allianz e Zurich. Este segmento aparece também todo a amarelo.

Listas idênticas a 2023

Comparando com o ano anterior, as alterações são ligeiras. O Multibanco foi a marca mais bem reputada, com uma pontuação mais baixa, mas ainda no patamar das “marcas excelentes”. Na área da banca, tudo se mantém à exceção do quinto lugar, que pertencia ao Crédito Agrícola em 2023.

Para as seguradoras, tudo se mantém intacto e nos pagamentos também, com a PayPal a conseguir subir de “moderada” para “robusta”. Entre os líderes mais reputados, Paulo Macedo subiu do segundo para o primeiro lugar, substituindo Rui Nabeiro, fundador da Delta que entretanto faleceu.

O estudo da OnStrategy auditou mais de 2000 marcas, com mais de 50 setores de atividade associados, e que foram identificadas por mais de 50 mil portugueses, 5000 empresários, administradores e diretores e ainda 800 jornalistas, revela a empresa no seu comunicado.