Esta semana, o TikTok reviveu uma tendência das redes sociais com uma década de existência, com os utilizadores a desafiarem-se mutuamente a despejar um balde de gelo na cabeça para sensibilizar para a saúde mental, à semelhança do desafio original que ajudou a angariar milhões para a ELA (esclerose lateral amiotrófica) – embora alguns defensores da ELA estejam descontentes por a tendência ter sido adotada por outra causa.

O recente ice bucket challenge foi criado por estudantes do clube Mental Illness Needs Discussion da Universidade da Carolina do Sul, que publicou pela primeira vez no Instagram sobre o desafio a 31 de março e disse que o esforço era para aumentar a conscientização e os fundos para causas de saúde mental.

A organização solicitou que os participantes doassem para a Active Minds, uma organização sem fins lucrativos de saúde mental para jovens, que diz ter arrecadado mais de 245 mil dólares com o desafio na tarde de terça-feira.

O desafio tornou-se viral numa questão de semanas e é, esta semana, a quinta hashtag mais popular no TikTok nos Estados Unidos, de acordo com as análises do TikTok, com mais de 21 mil mensagens a utilizar a tag #icebucketchallenge.

Tal como o desafio original, a mais recente versão tornou-se viral porque os utilizadores que participam têm a tarefa de desafiar os seus amigos a juntarem-se a eles, que devem depois desafiar outras pessoas.

Alguns defensores da ELA criticaram o ressurgimento da tendência para apoiar uma causa diferente. Brooke Eby, que tem mais de 200 mil seguidores no Instagram, publicou um vídeo na segunda-feira a afirmar que está “furiosa” ao ver “pessoas roubarem o desafio para uma causa diferente quando a ELA ainda não tem cura”.

(Com Forbes Internacional/Conor Murray)