
🗞️ 7 notícias a não esquecer
De 2024 para 2025, aumentou o número de bilionários no mundo (são mais 247), bem como a fortuna global detida por estas 3.028 personalidades. Saiba quem são os 100 mais ricos do planeta do ranking Forbes.
Entre os 3.028 bilionários do mundo, a Forbes Internacional destaca, em Portugal, a família Amorim que viu o seu património crescer cerca de 200 milhões de euros nos últimos dozes meses.
A distribuição da riqueza extrema pelo planeta está longe de ser igualitária. No mundo, há bilionários em 80 países, mas apenas três nações concentram mais de 50% de todos os bilionários.
Atualmente, um número recorde de 15 pessoas figura na lista da Forbes Internacional como sendo Bilionários com mais de cem mil milhões de dólares, contra 14 no ano passado e seis em 2023. Pela primeira vez, três deles têm um património líquido acima de US $ 200 mil milhões. São os centibilionários!
Entre 2024 e 2025, um total de 288 novatos conseguiram entrar no grupo das pessoas mais ricas do mundo com fortunas acima do milhar de milhão de dólares.
O empresário canadiano, que enriqueceu com a venda da Michael Kors, é acionista e chairman da Aston Martin, e está a reforçar a sua posição de 27% para 33% mostrando ao mercado que confia no futuro da mesma. Lawrence Stroll já investiu cerca de 713 milhões de euros na Aston Martin.
Cerca de 63,8% dos estrangeiros que procuram casa em Portugal, com origem fora da União Europeia, procuraram habitação para arrendamento e 54% procuraram casa para comprar. Os concelhos mais atrativos para estes estrangeiros comparem casa foram Ponta Delgada, Braga, Coimbra e Viseu.
🧐 A frase da semana
A cofundadora e administradora executiva do fundo LAND e advisor no Center for Responsible Business & Leadership da CATÓLICA-LISBON Business & Economics, Ângela Lucas, apresentou o Fundo LAND, cujo acrónimo significa Life and Nature Development Fund e que pretende contribuir para que “a nossa floresta, em particular a portuguesa, e a ibérica, possa valer mais viva do que morta”.
✔️ O positivo
A organização não-governamental (ONG) Mundu Nôbu, criada, há um ano, pelo músico Dino D’Santiago e Liliana Valpaços, para capacitar comunidades sub-representadas em Portugal, vai expandir-se este ano para Cabo Verde.
❌ O negativo
O ator norte-americano Val Kilmer, protagonista de sucessos de bilheteira como “Top Gun”, “The Doors” e “Batman” morreu em Los Angeles aos 65 anos, esta semana.
📖 A LER
O CEO do grupo Nabeiro – Delta Cafés, Rui Miguel Nabeiro, estreou-se na escrita com um livro onde destaca lições de liderança e gestão, em homenagem ao legado do avô, Rui Nabeiro.
📻 A OUVIR
O festival Super Super Bock Super Rock conhece uma pausa este ano. A marca cervejeira que é o seu principal spomsor anunciou que a 29ª edição do SBSR se realiza em 2026, sendo que continua a ser o naming sponsor do evento que tem decorrido no Meco
🎥 A VER
A região de Barolo, em Itália, é a mais cara do mundo para a produção de vinho. Em Portugal, é na região do Douro e dos vinhos Verdes onde se paga a peso de ouro o hectare de vinha. Veja onde os vinhos são mais caros para nascerem.
🍲 A SABOREAR
A Symington lança o Casa de Rodas Alvarinho 2023, o primeiro Vinho Verde do produtor a nascer da parceria com o enólogo Anselmo Mendes. Este Alvarinho marca a estreia da família Symington na produção de Vinhos Verdes, em concreto da sub-região Monção e Melgaço.
Bom fim de semana!!