A Toyota Motor Corp. está a atrasar o início da produção do seu primeiro veículo elétrico fabricado nos Estados Unidos, que estava previsto para 2025, mas deverá ser lançado apenas no ano seguinte.
De acordo com o jornal japonês Nikkei, citado na terça-feira pela agência Bloomberg, confirma-se o atraso na produção de veículos elétricos na fábrica do Estado do Kentucky, sendo que “a Toyota também cancelou os planos de produzir um SUV da marca Lexus na América do Norte até 2030”.
No entanto, a construtora automóvel nipónica - que é a maior do seu sector a nível mundial - afirma que planeia vender até sete veículos totalmente elétricos nos EUA nos próximos dois anos.
O fabricante automóvel japonês pretendia, inicialmente, arrancar com a produção de um SUV (sport utility vehicle, na sigla em inglês) elétrico de três filas de bancos, no final do próximo ano, numa fábrica de montagem em Georgetown, no Estado do Kentucky, mas um porta-voz da empresa disse na passada semana, segundo a Bloomberg, que isso se atrasou alguns meses passando para o ano seguinte.
Abrandamento na procura de carros elétricos
A mesma fonte sublinha ainda que a expansão planeada para o segmento dos carros elétricos da Toyota nos EUA, passando dos atuais dois veículos para até sete, “ocorre numa altura em que a procura por veículos movidos a bateria abrandou”.
No entanto, e ainda segundo um porta-voz da Toyota citado pela Bloomberg, a aposta no mercado norte-americano faz parte de um objetivo mais vasto que passa pela venda de 1,5 milhões de veículos elétricos em todo o mundo até 2026. Para ajudar a alcançar este objetivo, a Toyota está a construir uma fábrica de baterias de iões de lítio na Carolina do Norte, nos EUA, que deverá dar inicio à sua produção em 2025.
A empresa vende atualmente dois modelos totalmente elétricos nos EUA – o Toyota bZ4X de cinco lugares e o Lexus RZ 450e – mas ambos fabricados no Japão.