A “esfera” de Las Vegas, sala de espetáculos dotada de 54000 m2 de LEDs que permite ao público uma experiência imersiva durante um concerto, irá ter uma congénere em Abu Dhabi, capital dos Emirados Árabes Unidos.

Esta nova sala terá capacidade para 20 mil pessoas e será construída em colaboração com o Departamento de Cultura e Turismo de Abu Dhabi. Em comunicado, o diretor executivo deste Departamento, Mohamed Khalifa Al Mubarak, afirmou que esta “esfera” “irá integrar tecnologia avançada e uma narrativa cativante, criando momentos inesquecíveis a todos quantos a visitem”.

O objetivo, acrescentou, é tornar Abu Dhabi “num pólo vibrante de cultura e inovação”. “Iremos não só elevar o nosso perfil global como determinar novos padrões no que a experiências imersivas e ofertas culturais dizem respeito”.

James L. Dolan, fundador da Sphere Entertainment, responsável pela sala de Las Vegas, afirmou que “a visão que tínhamos para a Esfera passava sempre por incluir uma rede global de salas”. “A Esfera está a redefinir o entretenimento ao vivo e a esticar o alcance do seu impacto transformativo”, disse ainda.

Inaugurada em setembro de 2023, a “esfera” de Las Vegas já acolheu residências artísticas dos U2, Phish, Dead & Company ou Eagles. Ainda não há data para a inauguração da “esfera” em Abu Dhabi.