
O cineasta norte-americano de 82 anos James Benning venceu este sábado o Grande Prémio de Cinema da 47.º edição do Réel, uma iniciativa do Centre Pompidou que decorreu esta semana em Paris.
O Prémio Internacional de Cinema foi atribuído a outros dois filmes: 'In the Manner of Smoke', de Armand Yervant Tufenkian, e 'Monólogo Colectivo', de Jessica Sarah Rinland. Já 'Lumière de mes yeux', de Sophie Bredier, venceu na categoria de melhor filme francês.
O júri considerou que o melhor compositor de uma música original de uma longa-metragem foi Jeff Parker, responsável pela banda sonora de 'Evidence', de Lee Anne Schmitt.
Entre os 37 candidatos estavam os filmes 'Les Habitants', de Maureen Fazendeiro, e 'Balane 3', de Ico Costa, que não venceram qualquer prémio.
'Les Habitants' é uma curta-metragem de Maureen Fazendeiro, uma realizadora e argumentista francesa radicada em Lisboa, que cruza ficção e documentário, mostrando a reação dos moradores de uma vila dos subúrbios de Paris à chegada de um grupo de pessoas ciganas.
'Les Habitants' tem coprodução luso-francesa pela Uma Pedra no Sapato e Norte Productions.
Também a longa-metragem 'Balane 3', de Ico Costa, é um documentário sobre a vida dos habitantes de um bairro. Desta vez, a história passa-se em Inhambane, uma cidade no sul de Moçambique.
'Balane 3' é uma produção da Terratreme Filmes, com coprodução da Oublaum Filmes, de Ico Costa, e da francesa La Belle Affaire Productions.
Entre as curtas-metragens premiadas este ano, destacaram-se 'Selegna Sol', de Anouk Moyaux, 'Notes of a Crocodile', de Daphne Xu e 'About the Pink Cocoon', de Binyu Wang.
Os 37 filmes da competição mostraram mais uma vez a criação documental contemporânea em toda a sua diversidade, como estreias mundiais, internacionais ou francesas, com histórias da China ao Canadá e da França ao Suriname, sublinha a organização na sua página oficial.
Leia Também: Festival de animação atribui Grande Prémio a curta-metragem 'Percebes'