Morreu John Sykes, antigo guitarrista dos Thin Lizzy e Whitesnake. Tinha 65 anos.

Em comunicado citado pelo jornal britânico “The Guardian”, pode ler-se que Sykes faleceu após “uma batalha árdua contra um cancro”. Não foi especificado o dia da sua morte.

“Será lembrado por muitos como um homem com um talento musical excepcional mas, para aqueles que não o conheciam pessoalmente, era um homem pensativo, bondoso e carismático, cuja presença iluminava uma sala”, continua o comunicado.

“Nos seus últimos dias de vida, salientou o seu amor e gratidão sinceros pelos seus fãs, que o acompanharam ao longo de todos estes anos. Esperamos que a luz da sua memória extinga a sombra da sua ausência”.

Entre as personalidades que já lamentaram a morte de Sykes estão David Coverdale, vocalista dos Whitesnake, que se referiu a esta notícia como “chocante”, e Slash, dos Guns N' Roses, que no Instagram partilhou uma fotografia do guitarrista.

Sykes teve a sua primeira banda, os Streetfighter, ainda na adolescência, e mais tarde fez parte dos Tygers of Pan Tang, com quem gravou dois álbuns e participou num terceiro. Juntou-se em 1982 aos Thin Lizzy, influenciando o grupo a adotar uma sonoridade "metálica", mas participou apenas num álbum de estúdio, “Thunder and Lightning”.

Em 1984, estreou-se nos Whitesnake, gravando com estes o disco “Slide It In”. Abandonou o grupo em 1986, após se afastar de Coverdale, acusando-o de ter despedido todos os membros do grupo sem os avisar.

No final dos anos 80, formou os Blue Murder, com quem editou dois álbuns, e nos anos 90 decidiu apostar numa carreira a solo. O seu último disco, “Nuclear Cowboy”, foi editado no ano 2000.

Compre aqui a revista especial BLITZ 40 anos, uma edição histórica em formato ‘bookazine’ (132 páginas, papel melhorado) que coloca em destaque os 40 melhores discos da música portuguesa desde a fundação da marca BLITZ.