O Papa Francisco morreu esta segunda-feira, dia 21 de abril, aos 88 anos. O sumo pontífice deixa-nos após quase doze anos a liderar a Igreja Católica num período em que lutou contra abusos sexuais e atravessou ainda uma pandemia.

Em agosto de 2023, Portugal acolheu a Jornada Mundial da Juventude e recebeu o Papa Francisco que falou para mais de um milhão de jovens.

Leia Mais: Papa Francisco vai ter funeral mais simples: Tudo o que já se sabe!

No Parque Eduardo VII, Francisco não deixou margem para dúvidas: “Na Igreja, ninguém é de sobra. Nenhum está a mais. Há espaço para todos. Assim como somos. Todos. Jesus di-lo claramente. Quando manda os apóstolos chamar para o banquete daquele senhor que o preparara, diz: «Ide e trazei todos», jovens e idosos, sãos, doentes, justos e pecadores. Todos, todos, todos! Na Igreja, há lugar para todos”.

A Igreja não tem portas, para que todos possam entrar. E aqui podemos insistir também no facto que todos podem entrar, porque esta é a casa da Mãe, e uma mãe tem sempre o coração aberto para todos os seus filhos, todos, todos, todos, sem excluir ninguém“.

Texto: André Sousa / Fotos: Impala e Nuno Moreira