Ângelo Rodrigues, de 37 anos, encontra-se internado na Unidade de Cuidados Intensivos do Hospital de São José, em Lisboa, desde domingo, 12 de janeiro.
Leia ainda: Ângelo Rodrigues: Ator terá dado entrada no hospital em “estado crítico”
Apesar de já ser conhecido que o artista português “não corre risco de vida”, segundo avançou a SIC, Ângelo Rodrigues encontra-se em coma devido a uma infeção respiratória grave – pneumonia por aspiração.
Segundo avançou Maya, no programa Noite das Estrelas, Cmtv, “o ator Ângelo Rodrigues, sentiu-se mal no hotel Evolution, no Saldanha. Foi exatamente o staff deste hotel que tomou as primeiras providências e chamou o INEM“.
“Estas situações são graves e poderão ter as suas consequências”
No estúdio marcou ainda presença o professor Hélder Pinheiro, infecciologista no Hospital de Cascais, que falou sobre o caso do artista português.
“Isto levanta-nos aqui algumas hipóteses que podem explicar exatamente aquilo que está a acontecer, mas de facto aquilo que aparece nas notícias é que há um coma induzido e, normalmente, isso leva-nos a crer que houve uma deterioração da capacidade respiratória do Ângelo Rodrigues, que terá levado à necessidade de intubação e ligação ao ventilador, portanto a ventilação mecânica invasiva. E para isso é preciso que os doentes estejam sedados e daí as notícias serem veiculadas no sentido que há um coma induzido. Na verdade, o doente está sedado, está anestesiado para que permita que o ventilador consiga fazer o seu trabalho”, explicou.
Ao longo do discurso do profisional de saúde, a anfitriã do programa questionou sobre o facto de tal estado de saúde ter sido provocado pela ingestão de “substâncias agressivas graves. “Em adultos saudáveis jovens não é comum acontecer uma pneumonia por aspiração… só se tiver havido um engasgamento grave, um traumatismo ou substâncias psico-ativas ou álcool…“, disse o infecciologista.
Sobre as possíveis consequências, o profissional de saúde deixou claro: “Claro que sim, estas situações são graves e poderão ter as suas consequências.”
Veja também: Ângelo Rodrigues novos detalhes: Horas antes do internamento, ator esteve numa discoteca até tarde
Texto: Ana Rocio Fotos: Impala e redes sociais