Manuel Luís Goucha é o grande vencedor do Globo de Ouro de personalidade do ano no setor do entretenimento. Depois de três nomeações consecutivas, o apresentador de televisão conseguiu arrecadar a estatueta dourada.
No palco, o comunicador não conteve as lágrimas e, depois de um discurso marcado de forte simbolismo, acabou por dedicar o prémio à mãe, Maria de Lourdes, que morreu este ano.
"Que sensação incrível, obrigado a quem me nomeou", começou por dizer, no início das palavras. "Para já, parabéns aos nomeados. Quatro companheiros que muito respeito profissionalmente e, em alguns casos, porque os nossos caminhos se cruzaram, de quem sou verdadeiro amigo".
"Quero também agradecer ao meu companheiro de vida, ao meu marido Rui. É ele que me aquieta, é ele que me desafia, e é ele que me facilita a vida para que eu me dedique, ao fim de 40 anos, a esta paixão que nasceu em criança, ao ver televisão".
Já no fim, e emocionado, Manuel Luís Goucha referiu: "Permitam-me que eu dedique a alguém que talvez esteja algures noutra dimensão. Mamã, ganhei o globo".
Recorde que, nesta categoria, o conhecido apresentador 'competia' com nomes como Cláudio Ramos, César Mourão, João Baião, e Vasco Palmeirim.