Em contagem decrescente para o Natal, Sofia Fernandes vive esta época de ‘magia’ e encantamento de forma especial, junto dos filhos, Sebastião e Esperança. Em declarações ao site Fama Show, a repórter da SIC falou sobre a quadra festiva celebrada no norte do país, assim como as tradições que não podem faltar e os pedidos dos mais novos ao Pai Natal.
Recorde-se que Sebastião, de nove anos, e Esperança, de quatro, são fruto do casamento de Sofia Fernandes com José Barbosa.
Como é que vai ser o Natal este ano?
"Cumprimos a tradição dos últimos anos e passamos em Santo Tirso, com os primos. Temos uma tia de 101 anos e a avó ,de 96, que já precisam de evitar grandes deslocações por isso é mais fácil juntarmo-nos por lá."
A família tem alguma tradição em particular nesta época?
"As tradições portuguesas vão “reinando “ lá em casa, à exceção do bacalhau cozido que eu e um primo não somos fãs e adoramos adotar a tradição brasileira da picanha."
O que é que não pode faltar à mesa?
"O bacalhau , o bolo-dei, pão de ló , sonhos e azevias, mas também a sobremesa preferida de alguns adultos: pudim de ovos. As crianças são mesmo quem não liga nenhuma aos pratos e doces de Natal."
Como é que o Sebastião e a Esperança vivem o espírito natalício?
"Adoram a animação da família grande toda junta e como , para já, são as únicas crianças têm imensa atenção e companheiros de brincadeiras. À meia noite é hora de presentes se os miúdos tiverem aguentado, primeiro eles e depois os adultos sabem finalmente quem é o seu 'amigo secreto'."
O que é que impressiona mais o Sebastião e a Esperança nesta época do ano?
"Os rituais de antecipação do Natal têm criado a magia : desde a montagem da árvore de Natal, ao calendário do advento que os faz acordar a correr para abrir a janelinha do dia. Este ano também apareceu o Elfo lá em casa que tem feito as delícias da Esperança."
Quais foram os pedidos dos mais novos ao Pai Natal?
"O Sebastião tem insistido num pedido estranho: cromos da caderneta do Mundial à conta da brincadeira do “tapão”… a Esperança passou o ano inteiro a pôr coisas na lista do Pai Natal, mas a mais recorrente foi uma máquina fotográfica."
Como é que viver o Natal enquanto mãe?
"Adoro todo o ambiente de Natal, por isso, gosto de preparar tudo ao pormenor. Aos olhos das crianças a magia é imbatível, por isso, fico muito preenchida pela alegria nos olhos deles. Obviamente o Sebastião já recusa a crença no Pai Natal, mas a Esperança é ainda um 'poço' de ingenuidade e pura magia."