A polémica já dura desde o dia 26 de novembro, depois da Billboard - revista especializada em informações sobre a indústria musical - ter elegido Taylor Swift como a segunda maior artista pop do século XXI, mas escalou esta terça-feira, 3 de dezembro, depois de Beyoncé ficar em primeiro lugar.

O desacordo com a escolha é tão grande que no Instagram da revista, os fãs da cantora de Shake It Off (swifties) acusaram a Billboard de roubo e de terem cometido uma "loucura". "Taylor, fomos roubados", "Que vergonha, Billboard", "Isto é uma loucura!" e"Isto é ridículo", foram alguns dos milhares de comentários deixados no Instagram.

Por conta disto, os internautas têm entrado em discussão na 'praça pública', principalmente no X (antigo Twitter), de acordo com o Daily Mail.

É que se de um lado, os fãs de Swift acreditam que a artista"teve mais impacto nos últimos cinco anos do que Beyoncé em toda a sua carreira", do outro, há quem diga que o primeiro lugar foi bem entregue a 'Queen B' - como é apelidada - porque "ao longo de 25 anos, ela quebrou recordes, dominou listas, provocou debates, elevou comunidades e influenciou gerações. Mais do que uma estrela pop, ela é uma força cultural".

Polémica obriga a esclarecimento da Billboard

A verdade é que toda esta polémica 'obrigou' a Billboard a vir justificar-se publicamente. "Enquanto Taylor Swift é a maior estrela pop do século em números, Beyoncé lidera a nossa lista editorial escolhida pela equipa com base nos seus 25 anos de influência, impacto e evolução", começou por dizer Andrew Unterberger, editor adjunto da revista, segundo citou a publicação.

O escritor concorda que Taylor Swift "realmente desafiou Beyoncé no primeiro lugar deste ranking" e que, de facto, tem "uma clara vantagem estatística sobre 'Bey' em muitas categorias importantes". Contudo, Unterberger considera que a artista que encheu o Estádio da Luz, duas vezes, em maio deste ano, 2024, "não está por aí há tempo suficiente para igualar a expansividade" do domínio de Beyoncé.

"Se considerarem os números absolutos, Taylor facilmente lideraria esta lista", escreveu Andrew, acrescentando que "mesmo com o seu início tardio, ela tem mais álbuns e singles em primeiro lugar neste século tanto quanto Beyoncé". O editor adjunto falou ainda no peso da história. "Quando falamos sobre grandeza para o século XXI especificamente, ninguém tem um histórico mais longo e completo do que Beyoncé", concluiu.

Ainda assim, apesar da explicação detalhada, os swifties continuam sem aceitar o lugar daquela que para eles é a melhor artista do século XXI e a discussão mantém-se - e já percorre os quatro cantos do mundo.