A Harley-Davidson é um dos construtores de motos mais célebres e icónicos em todo o mundo. Os seus fundadores foram William A. Davidson e Bill Harley, em 1903. E parte do património que outrora pertenceu a Davidson está em risco.

Trata-se de uma casa de campo em Angus (Escócia), que foi casa dos pais de William A. Davidson antes de se mudarem para os Estados Unidos da América em 1857 – estando marcada para demolição.

Para que esta pitoresca casa seja salva, há uma campanha de angariação de fundos a decorrer online. Em 2021, os atuais proprietários colocaram o imóvel no mercado aberto, e as poucas ofertas pressupõem a demolição.

Os autores da iniciativa consideram que ‘é mais do que um edifício, ou museu; é um símbolo da história da nossa comunidade [comunidade Harley-Davidson] e um potencial catalisador para mudanças positivas’. A ideia é torná-la num centro comunitário para eventos, workshops e encontros.

A angariação de fundos fala também desta casa de campo como uma ‘ligação tangível à rica história da família Davidson e da Harley-Davidson’, além de a classificar como ‘um marco histórico significativo’ – que já desde que foi restaurada em 2012 tem atraído fãs e membros da família Davidson. Entendem os mentores que haveria um impacto cultural e económico positivo na região.

São necessárias cerca de 55.000 libras até ao fim de novembro, e quem participar ficará habilitado a poder ganhar o livro Harley-Davidson Family Memories autografado por Jean e Jon Davidson – prémio este doado pela West Coast Harley-Davidson. Se quiser contribuir, pode fazê-lo através desta ligação.