A Ducati homenageia a vitória de Francesco Bagnaia no GP de Itália de MotoGP do ano passado com a nova Panigale V4 Tricolore Italia. Esta foi revelada no Ministro da Empresa e do Made in Italy.

Num evento que contou com a presença do diretor-executivo Claudio Domenicali e do ministro Aadolfo Urso, foi conhecida esta moto de edição especial e limitada a 163 unidades.

A decoração Tricolore é idêntica àquela que Bagnaia envergou em Mugello no dia 2 de junho de 2024 na sua Desmosedici GP24, ganhando o GP de Itália: base em azul, com os mesmos patrocinadores, e uma parte branca com as cores da bandeira italiana inseridas.

Face à Panigale V4 regular, a Tricolore Italia inclui um depósito de combustível em alumínio com 17 litros de capacidade, com assinatura original de Bagnaia; peso sem combustível de 188 kg, assento em Alcantara, para-brisas em acrílico de competição, kit de embraiagem a seco, jantes em fibra de carbono homologadas para o uso com passageiro, assim como fibra de carbono nos guarda-lamas dianteiro e traseiro, proteção da corrente, proteção do calcanhar, cobertura do braço oscilante, proteção do escape e cobertura do alternador.

As diferenças continuam nos poisa-pés ajustáveis em alumínio, módulo GPS, e até no sistema de travagem PRO+ à frente que passa a ter dois discos ventilados Brembo T-drive e pinças Brembo GP4 Sport Production, bem como bomba Brembo MCS 19.21 com registo remoto.

Cada uma das 163 unidades tem uma placa de direção em alumínio com o número de série e o nome do modelo, tal como uma animação dedicada no painel de instrumentos quando a chave é inserida. A chave de contacto em alumínio inclui o número de série.

O equipamento extra à moto inclui uma caixa de transporte em madeira dedicada, uma cobertura da moto dedicada, tal como certificado de autenticidade e uma caixa personalizada para componentes adicionais.

Não homologados para o uso em estrada, mas que fazem parte do equipamento extra desta edição, estão a tampa do depósito de combustível de competição em alumínio, as condutas de ar das pinças de travão em fibra de carbono, kit de remoção do suporte de matrícula e uma cobertura da embraiagem aberta em fibra de carbono.

De resto, a Ducati Panigale V4 Tricolore Italia mantém o mesmo motor Desmosedici Stradale de 1.103 centímetros cúbicos com 216 cv de potência e 120,9 Nm de binário, suspensões Öhlins e demais características técnicas não abrangidas pelo equipamento da edição especial.