
A escolha de um capacete para motociclistas deve ser feita com critério, privilegiando a segurança e o ajuste correto à cabeça. Mais do que a marca ou o design, a prioridade deve ser um encaixe perfeito, garantindo uma protecção eficaz em caso de acidente.
Estudos europeus sobre acidentes motociclísticos revelaram que cerca de 12% dos capacetes são perdidos durante o impacto. Este dado sublinha a importância de escolher um capacete que se ajuste corretamente, uma vez que mesmo um modelo com a mais elevada classificação de segurança SHARP não proporcionará protecção se não estiver bem colocado na cabeça.
Guia para um ajuste perfeito
Para garantir que o capacete escolhido oferece o melhor nível de proteção, siga estas etapas fundamentais:
1. Meça a cabeça
Não confie apenas no tamanho indicado pelo fabricante. Utilize uma fita métrica para medir a circunferência da cabeça, posicionando-a acima das orelhas e sobre a testa. Esta medição servirá como referência para escolher o tamanho mais adequado. No entanto, tenha em conta que um «médio» ou M numa marca pode ter um ajuste diferente de um «M» noutra marca, portanto verifique sempre o guia de tamanhos e especificações entre cada diferente fabricante.
2. Experimente vários modelos
Depois de identificar o tamanho correto, experimente diferentes capacetes para encontrar o que melhor se adapta à sua morfologia. Coloque-o na cabeça e ajuste a correia jugular, deixando espaço para dois dedos entre o queixo e a fita. O capacete deve assentar confortavelmente sobre toda a cabeça, sem criar pontos de pressão desconfortáveis ou deixar marcas vermelhas na pele. É aconselhável mantê-lo colocado durante alguns minutos para avaliar o conforto a longo prazo.
3. Verifique a estabilidade
Com a correia bem ajustada, tente rodar o capacete lateralmente. Num modelo integral, as bochechas devem acompanhar o movimento sem que o capacete deslize ou se mova de forma excessiva. Depois, teste incliná-lo para a frente e para trás; se houver folgas ou deslocamentos, o tamanho pode não ser o ideal.
4. Teste a segurança
Para assegurar que o capacete permanecerá na cabeça em caso de impacto, faça um teste simples: com a cabeça inclinada para a frente e a correia devidamente apertada, peça a alguém para tentar removê-lo empurrando a parte traseira do capacete para cima. Se este sair com facilidade, não é adequado e deve procurar outro modelo.
Um capacete bem ajustado pode fazer toda a diferença em situações de perigo. Dedique tempo a escolher um modelo que ofereça o melhor compromisso entre conforto e segurança. Priorize sempre um encaixe perfeito e um elevado índice de proteção para garantir que, em caso de acidente, estará devidamente protegido.
A melhor forma para isto, naturalmente, passa por experimentar numa loja física diversos modelos até encontrar um que o deixe confortável, dentro daqueles que são os parâmetros de segurança ideais.