A Honda surpreendeu o setor de moto ao registar um protótipo fotográfico de uma nova moto café racer de 300cc, divergindo do procedimento habitual de apresentar imagens digitais CAD para registos de design. O registo foi efetuado no Japão, mas as evidências apontam para um desenvolvimento realizado pela divisão brasileira da empresa.

O motor monocilíndrico arrefecido a ar apresenta semelhanças com o propulsor utilizado em modelos brasileiros como a XR300L Tornado e a recente Sahara 300. Com cilindrada de 300cc, obtida através de um diâmetro de 77mm e curso de 63mm, o motor produz aproximadamente 25 cavalos às 7.500 rotações por minuto e torque máximo de 26.4 Nm às 5.750 rpm.

O quadro aparenta ser derivado da CB300F comercializada no Brasil, mantendo a estrutura em aço do tipo backbone e suspensão traseira monoshock. Na dianteira, apresenta uma forquilha invertida, possivelmente oriunda da versão indonésia CB300F BigWing. Um elemento distintivo são os duplos discos de travão dianteiros, aparentemente desenvolvidos especificamente para este projeto.

O sistema de escape apresentado nas imagens carece de equipamentos de controlo de emissões, sugerindo que se trata de um exercício de estilo ainda em fase inicial. O depósito de combustível, assento e carenagem traseira são elementos únicos deste protótipo, enquanto o farol circular com quatro LEDs parece ser partilhado com a atual Rebel 300.

Este desenvolvimento pode indicar o interesse da Honda em competir no crescente segmento de monocilíndricas clássicas, onde marcas como Royal Enfield e Triumph têm ganho destaque. A decisão de proteger a propriedade intelectual do design sugere que a empresa pode ter planos concretos para um modelo de produção baseado neste conceito.

Source: Cycleworld