A Honda Motor Co., Ltd. anunciou uma parceria estratégica com a startup sueca GoCimo para testar um inovador serviço de partilha de baterias em Malmö, Suécia, com início em fevereiro de 2025.

O projeto-piloto, com duração prevista de um ano, visa avaliar a aceitação do mercado europeu a um sistema de partilha e troca de baterias, bem como testar uma nova estação de troca e analisar a viabilidade comercial do serviço.

A iniciativa contará com três estações Honda Power Pack Exchanger e: distribuídas estrategicamente pela cidade de Malmö. Estas unidades servirão como pontos de carregamento e troca para as baterias Honda Mobile Power Pack e:, utilizadas nas scooters elétricas EM1 e:.

Para este projeto pioneiro, a Honda disponibilizará uma frota de 30 scooters EM1 e:, 60 baterias Mobile Power Pack e: e três estações de troca, além de assegurar o serviço pós-venda. A GoCimo, fundada em 2022 e já com operações estabelecidas em Estocolmo e Gotemburgo, ficará responsável pela gestão operacional do serviço, incluindo a captação de clientes e a administração dos pontos de troca.

Esta expansão marca o quinto mercado internacional para os serviços de partilha de baterias da Honda, após implementações bem-sucedidas no Japão, Índia, Indonésia e Tailândia.

‘Estes testes conjuntos vão criar um modelo de negócio para as motos elétricas na Europa. O modelo será alargado a toda a região europeia no futuro’, afirma Daiki Mihara, Diretor Operacional da Unidade de Desenvolvimento da Eletrificação de Motos da Honda.

Por sua vez, Mattias Tingvall, Diretor-Executivo da GoCimo, destaca: ‘Os nossos clientes confirmam que o serviço os ajuda na transição para veículos elétricos, reduzindo barreiras ao investimento e minimizando tempos de inatividade’.