A Ducati Hypermotard 698 Mono foi concebida como uma supermotard, visando a diversão de condução em estrada e também em pista. E os seus acessórios Ducati Performance levam a experiência a um outro patamar.

O Sport Package, homologado para a estrada, destaca em particular o visual da moto, com um porta-matrícula de alumínio que reduz o volume da traseira. Pode também ser colocado na configuração curta (não homologada para estrada, podendo ser usada apenas em espaços fechados ao trânsito).

O pacote inclui ainda os silenciadores feitos em colaboração com a Termignoni, com mangas de aço preto e tampas finais com acabamento acetinado, unidas por faixa vermelha. Estes silenciadores dão destaque ao cariz de competição da parte traseira.

Depois, há os indicadores de mudança de direção dinâmicos em LED, com extensões de montagem. São leves e os LED acendem-se em sequência, contribuindo para um efeito visual distinto. Todos estes itens podem ser adquiridos individualmente.

Ainda ao nível do design, mas não incluído no Sport Package, há vários componentes em alumínio maquinado feitos em colaboração com a Rizoma – espelhos retrovisores sólidos e resistentes com processamento 3D; reservatórios de óleo para o travão dianteiro e a embraiagem com suportes dedicados no painel de instrumentos; e manetes de travão e embraiagem ajustáveis em preto anodizado com a inscrição contrastante «Ducati». São articuladas, para manterem a funcionalidade em caso de queda.

Um defletor frontal e um escudo térmico para o coletor de escape, ambos em fibra de carbono exposta, remetem para a competição, tendo um acabamento mate. Mas há mais referências às corridas.

É o caso do escape de competição desenvolvido em colaboração com a Termignoni, cujos silenciadores são em titânio preto. O kit inclui filtro de ar que permite um incremento de 7 cv de potência para um total de 84,5 cv.

O software Ducati Performance Ducati Wheelie Control (DWC) é outro equipamento opcional, dedicado ao uso em pista. No nível 1, a estratégia Wheelie Assist destina-se a prolongar e suster «cavalinhos». O sistema funciona melhor em conjugação com o Ducati Quick Shift, e ajusta o ângulo de inclinação com recurso ao binário entregue – o que permite uma condução com o controlo suave da manobra até à terceira velocidade, ou até atingir o máximo do limitador das relações de caixa individuais.

Para vocacionar a Hypermotard 698 ainda mais para as corridas, tornando-a numa verdadeira supermotard, podem ser incluídos poisa-pés motard com proteção de plástico externo e o banco de competição.

Para deixar a moto mais protegida, há uma proteção de cárter em plástico que protege a parte inferior do Superquadro Mono de impactos e detritos. E ainda há proteções de forquilha e braço oscilante, fabricadas em parceria com a Rizoma. Por fim, o cliente pode optar por meias para aplicar nos reservatórios do óleo do travão dianteiro e da embraiagem, dando um toque ainda mais «racing» à moto.