![Mercado de motociclos cresce em 2024 nos principais mercados da Europa](https://homepagept.web.sapo.io/assets/img/blank.png)
A ACEM divulgou os dados das vendas de motociclos e ciclomotores sobre os cinco principais mercados da Europa, confirmando uma tendência de crescimento significativo no ano passado.
Alemanha, Espanha, França, Itália e Reino Unido totalizaram 1.155.640 unidades vendidas ao longo de 2024, o que significa um aumento de 10,1 por cento por comparação com o ano anterior.
O volume de registo de novos motociclos cresceu em todos os países, enquanto no que toca aos ciclomotores houve um abrandamento de 6,5 por cento nos seis mercados monitorizados pela ACEM (Alemanha, Bélgica, Espanha, França e Países Baixos) – correspondendo a 180.591 unidades vendidas. Itália contrariou a tendência, com um crescimento de 19 por cento.
Antônio Perlot, secretário-geral da ACEM, afirmou: ‘O forte crescimento no registo de motociclos nos maiores mercados da Europa em 2024 demonstra o apelo cada vez maior dos motociclos para a mobilidade urbana e lazer. No entanto, deve ser reconhecido que uma parte consistente deste crescimento está também ligada aos registos em stock em antecipação ao novo padrão de emissões Euro5+, que foi totalmente introduzido a 1 de janeiro de 2025 – uma correção de mercado que, portanto, é esperada na primeira metade de 2025. Euro5+ parte do anterior padrão de emissões, com requisitos adicionais para a durabilidade, reforçando veículos de categoria L como uma escolha viável e atrativa para os cidadãos europeus, e uma solução para os decisores políticos diminuírem a congestão e tornarem as cidades mais habitáveis’.