Já se questionou como é que certas marcas produzem desde motociclos a carros, passando por alguns outros produtos? Por vezes pode ser confuso, mas há vários casos em que a mesma marca se aplica a uma enorme diversidade de produtos – que muitas vezes até provêm de departamentos e até empresas diferentes sob marcas e logótipos iguais.

Desta lista de casos que abordamos, há muitos cujas marcas são totalmente idênticas, mas em muitos os diferentes produtos nem são desenvolvidos pelas mesmas empresas – tendo seguido caminhos separados nos quais a identidade de marca é mesmo a única coisa em comum.

Yamaha

A Yamaha é um dos casos mais diversificados. A marca tem operações separadas – a Yamaha Corporation e a Yamaha Motor Co., criada com a separação da divisão de motociclos em 1955.

Mas a identidade e o logótipo dos produtos são iguais. A Yamaha Corporation produz desde instrumentos musicais a equipamento de áudio, além de maquinarias e comoponentes industriais – incluindo produtos para o interior dos carros, para dispositivos eletrónicos, automação de fábrica, entre outros.

Mas a empresa de motociclos é a Yamaha Motor Co. … que produz muito mais do que apenas motos. Motores para automóveis (de estrada e de competição), concept cars, bicicletas elétricas, carros de golfe, embarcações, ATVs, robots industriais, geradores, motores aquáticos, robots industriais e até cadeiras-de-rodas elétricas fazem parte do portfólio.

KTM

Atualmente falada por motivos menos felizes ao atravessar uma crise financeira, a KTM tem como negócio nuclear os motociclos. Mas não é o único.

O caso mais conhecido são os carros desportivos KTM X-Bow, mas também sob a marca KTM são produzidas bicicletas. E aqui devemos deixar claro: trata-se da divisão separada KTM Fahrrad GmbH, que em nada tem a ver com a KTM AG que tem vindo a atravessar dificuldades.

Nas suas origens, a marca criada por Hans Trunkenpolz em 1934 começou por ser uma oficina de reparação e montagem de carros, e só em 1951 criou o seu primeiro protótipo de moto.

Suzuki

A Suzuki é outra empresa mais reputada pelos seus motociclos, mas também tem outro tipo de produtos. A marca fundada por Michio Suzuki em 1909 começou por fabricar… teares!

Só em 1937 é que se começou a dedicar a veículos motorizados – primeiro com carros, e quase duas décadas mais tarde motos. Pelo meio, mudou de nome para Suzuki Motor Co., e os teares caíram de vez da gama de produtos depois de até ter passado por uma crise financeira.

Atualmente, a Suzuki é mais reputada pelas suas motos, mas também desenvolve automóveis, ATVs e até motores para embarcações diversas.

BMW

A BMW é, talvez, o oposto dos exemplos já referidos: mais célebre pelos seus carros do que pelas suas motos. A verdade é que é uma referência em ambos os mercados.

A BMW Motorrad é a divisão responsável pelos motociclos, cuja história na BMW começou depois da I Guerra Mundial: o primeiro modelo de sucesso, a R32, remonta a 1923.

Nos seus primórdios, quando foi fundada em 1916, a BMW fabricou motores para aviões. Curiosamente, só se tornou fabricante de automóveis em 1928, ao adquirir a Fahrzeugfabrik Eisenach.

Honda

De volta aos construtores japoneses, a Honda é outro caso incontornável de como a mesma marca está associada não só a motos, como também a uma grande panóplia de outros produtos.

Fundada em 1946 por Soichiro Honda, começou como uma fabricante de motociclos, enquanto em 1963 alargou-se aos carros quando já estava bastante consolidada. Hoje em dia, a Honda Automobiles e a Honda Motorcycles são divisões separadas da Honda Motor Co. Ltd..

Mas há muitos mais produtos Honda: ATVs, equipamento de energia como geradores, motores, robots, bicicletas de montanha… e até aviões, tendo sido fundada em 2006 a Honda Aircraft Company!

Peugeot

Atualmente, a divisão de motociclos da Peugeot e a divisão de carros não estão ligadas (a de carros é do grupo Stellantis, a Peugeot Motorcycles tem como empresa mãe a Mutares desde 2023).

Mas, de facto, a marca fundada por Armand Peugeot em 1896 começou nas bicicletas, motociclos e carros. Hoje em dia, continuam a existir produtos nos três segmentos, mas as bicicletas pertencem à Cyclaeurope que nada tem a ver com a Peugeot Automobiles e com a Peugeot Motorcycles.

Sob a marca Peugeot há também equipamento de cozinha e serviço de mesa.

Husqvarna

A Husqvarna Motorcycles, do mesmo grupo da KTM AG, é reputada pelos motociclos. Mas sabia que já foi uma referência do fabrico de bicicletas na Suécia e até chegou a tentar desenhar um carro?

A divisão de motociclos seguiu um caminho totalmente separado em 1987. Ainda assim, o Husqvarna Group e a Husqvarna Motorcycles mantêm a mesma designação, cores e logótipo. Quem não souber da estrutura de propriedade, não distingue as marcas de nenhuma maneira.

O Husqvarna Group fabrica produtos de trabalho como motosserras ou corta-relvas roboóticos e manuais, assim como ferramentas para construção, entre outros produtos entregues a diferentes divisões.

Kawasaki

Encerramos com mais uma marca japonesa, a Kawasaki. Mais uma vez, o negócio nuclear são os motociclos, sendo que desde 2021 a Kawasaki Motors é uma subsidiária da Kawasaki Heavy Industries.

Para além de motociclos, a marca japonesa fabrica ATVs e embarcações ligeiras. Mas a empresa-mãe – a Kawasaki Heavy Industries – leva o nome e o logótipo a uma impressionante diversidade de produtos.

Fabrica aeronaves como aviões e helicópteros, motores para aeronaves de passageiros, comboios, navios, turbinas de gás, equipamento industrial como robots, estruturas de aço para construção (como o piso retrátil do estádio Sapporo Dome) e até equipamento que previne a poluição.