Começou a produção da nova Ducati XDiavel V4 – uma cruiser desportiva única do construtor de Borgo Panigale, que chegará ao mercado em maio (na Europa).

A moto tem o motor V4 Granturismo derivado do MotoGP, com 1.158 centímetros cúbicos de cilindrada e uma cambota contra-rotativa, que debita 168 cv de potência e 126 Nm de binário. Está associado a uma caixa de seis velocidades com Ducati Quick Shift up/down 2.0.

A XDiavel V4 pesa apenas 229 kg, dispondo de um quadro monocoque em alumínio. Em matéria de suspensões, encontra-se uma forquilha dianteira de 50 milímetros totalmente ajustável – tal como o amortecedor traseiro, que trabalha num braço oscilante de lado único em alumínio.

O poder de travagem também impressiona: dois discos semiflutuantes de 330 milímetros e pinças monobloco Brembo Stylema de quatro êmbolos à frente; e disco de 265 mm e pinça flutuante Brembo de dois êmbolos atrás. Há Cornering ABS nos dois eixos.

O DQS 2.0 e o Cornering ABS são apenas duas das ajudas eletrônicas, havendo igualmente controlo de tração Ducati Traction Control (DTC) na versão Cornering, controlo de cavalinho Ducati Wheelie Control (DWC) e controlo de arranque.

A bordo, encontra-se um novo painel de instrumentos TFT de 6,9 polegadas com conectividade Bluetooth, sendo assim possível ligar a um smartphone para gerir chamadas, mensagens de texto e ouvir música. É possível aceder a navegação curva-a-curva, como extra opcional através da Ducati Link App.

O passageiro tem mais espaço (30 por cento em largura, 50 por cento em comprimento) face à XDiavel 1260, e há uma alça de apoio traseira no equipamento de série. Em termos de cores, há o vermelho Burning Red e o preto Black Lava, sendo ambas as decorações metálicas.

A nova Ducati XDiavel V4, agora já em produção, chegará aos concessionários europeus em maio e à América do Norte em junho, alargando-se depois gradualmente a outros territórios.