O segmento das motos de aventura de pequena cilindrada vai ganhar um novo protagonista em 2025, com a chegada da KTM 390 Adventure R. No entanto, apesar da insígnia austríaca no quadro, esta não é exatamente uma KTM como a conhecemos em outros modelos. Fabricada na Índia em parceria com a Bajaj, a nova 390 Adventure R está imune às dificuldades financeiras que atualmente afetam a casa-mãe, permitindo que a sua chegada ao mercado aconteça conforme planeado.

Uma KTM que não é «tão» KTM

A crise interna da KTM tem gerado incerteza sobre o futuro de alguns modelos, como a 990 RC R, que enfrenta atrasos devido à situação conturbada da fábrica de Mattighofen, na Áustria. No entanto, a 390 Adventure R é um caso à parte. Produzida na Índia, fruto da parceria entre a KTM e a Bajaj – empresa que, curiosamente, está entre as candidatas a adquirir a marca austríaca –, esta moto não está vinculada aos problemas que afetam a estrutura europeia da KTM.

A linha 390 Adventure para 2025 contará com duas variantes: a 390 Adventure X e a 390 Adventure R. Enquanto a primeira apresenta um caráter mais adaptado à estrada, a versão R destina-se aos motociclistas mais aventureiros e focados no todo-o-terreno.

Especificações e características

Ambas as versões partilham o mesmo motor LC4c de 399cc, equipado com uma embraiagem deslizante PASC, quick shifter e ride-by-wire. A estrutura de ambas inclui um quadro dividido em duas partes, com um subquadro traseiro aparafusado para facilitar eventuais substituições.

As diferenças essenciais entre as duas versões residem na suspensão e nos pneus. A 390 Adventure R está equipada com suspensões WP Apex totalmente ajustáveis, enquanto a Adventure X conta apenas com ajuste de pré-carga.

No que toca aos pneus, a versão X aposta numa configuração mais estradista, com pneus de estrada e um assento a 32,4 polegadas do solo, conferindo-lhe uma abordagem mais acessível. Por outro lado, a 390 Adventure R monta pneus Mitas Enduro Trail E07+, proporcionando melhor desempenho fora de estrada, acompanhado por uma altura de assento superior, fixada em 34,2 polegadas.

Ambas as variantes contam com modos de condução selecionáveis, controlo de lançamento e travões BYBRE, desenvolvidos em parceria com a Brembo. Adicionalmente, a KTM disponibilizará cruise control, mas este necessitará de hardware extra como opção.

Design e inspiração no rally

A KTM afirma que as novas 390 Adventure R e X tiram inspiração direta das motos de rally, apresentando um design compacto e aerodinâmico, um painel de instrumentos inspirado no mundo das competições, um tanque de combustível metálico de 14 litros e iluminação LED em ambas as extremidades. Tudo isto aliado a uma estrutura resistente e desenhada para enfrentar os terrenos mais exigentes.

Disponibilidade e expectativas

Com chegada ao mercado prevista para abril de 2025, as novas KTM 390 Adventure prometem conquistar os entusiastas da aventura sobre duas rodas. A grande questão que se impõe agora é: será a 390 Adventure R a melhor escolha para os amantes do todo-o-terreno, ou a concorrência, como a Royal Enfield Himalayan 450, irá surpreender? Independentemente da resposta, a nova 390 Adventure R surge como uma proposta robusta e bem equipada, pronta para explorar os caminhos menos percorridos.