O ciúme pode surgir num milhão de situações diferentes e, às vezes, quando menos espera. Talvez o seu marido não pare de brincar com a "esposa do trabalho" ou a sua companheira tenha namoriscado com o empregado de mesa durante um jantar.

Uma coisa é certa: "o ciúme é uma emoção natural", explica Jennifer Bevan, professora de comunicação na Universidade Chapman em Orange, Califórnia.

O problema é quando se torna algo destrutivo. "É quando não é bem administrado que se pode transformar naquilo que chamamos de 'ciúme mórbido', que é quando sai do controlo. Esse é, provavelmente, o tipo de ciúme que não gostaria de sentir".

Leia Também: Onze perguntas que deve fazer num primeiro encontro. Tome nota!

É importante lembrar que, embora o ciúme seja uma emoção natural e que pode ser sentida num relacionamento amoroso, não é sinónimo de amor. "Só porque uma pessoa sente ciúmes, não significa necessariamente que ela sinta amor. E, certamente, não significa que quanto mais ciúmes sente, mais ama a pessoa".

"O ciúme é uma das principais causas da violência doméstica e uma das principais fontes e causas de perseguição e assédio a parceiros atuais e antigos", explica Bevan. "Quando a situação se torna obscura, e passamos a comunicar de uma forma muito negativa e destrutiva, o ciúme torna-se um problema".

Como parar de sentir ciúmes?

1 - Identifique os seus sentimentos
"Em alguns casos, pode nem querer admitir que está com ciúmes - especialmente porque a emoção é vista de uma forma negativa na nossa cultura - mas rotular o ciúmes pode ajudá-lo a encontrar uma solução. Preste atenção a outras emoções que estão ligadas ao ciúme como a frustração, tristeza, mágoa, medo ou sobrecarga."

2 - Diga em voz alta ou escreva
"Guardar emoções, em geral, não é bom para a saúde. E guardar ciúmes não é bom para o relacionamento. Mesmo que ainda não se sinta confortável em falar sobre isso com o seu parceiro, tente contar a um amigo ou terapeuta de confiança, anotar num diário ou até mesmo escrever no telemóvel. Colocar em palavras ajudá-lo-á a pensar sobre os seus sentimentos de ciúme de forma construtiva e afastá-lo da ruminação ansiosa"

3 - Identifique o problema
"Pense no porquê: o que há nessa pessoa em particular, nessa situação específica, que o está a incomodar? Tente analisar a situação de uma forma que o ajude a entender o motivo pelo qual está a sentir ciúmes. Esta emoção pode estar a tentar dizer-lhe algo e, normalmente, sinaliza problemas subjacentes mais profundos no relacionamento".

4 - Fale com o seu parceiro
"Uma conversa com o seu parceiro costuma ser o antídoto para os sentimentos de ciúme. Dito isto, não o surpreenda. Lembre-se de que a conversa é, em última análise, sobre os seus sentimentos - mesmo que sejam desencadeados por algo que o seu parceiro fez - então, mantenha o foco nos seus sentimentos, e não no comportamento dele (ou de terceiros)".

Leia Também: Hábitos que deve adotar para viver muitos (e bons) anos