A KTM, como é público, passa por momentos difíceis ao nível financeiro, precisando com alguma urgência de mais de uma centena de milhões de euros para pagar a credores. Está prestes a encetar um processo de insolvência e auto-administração, com consequente reestruturação.
O negócio caiu a pique nos últimos anos, e há dezenas de milhar de motos em armazém – com um valor de 1,4 milhões de euros, de acordo com a revista Profil. E isso levará a centenas de despedimentos, assim como a uma redução de produção (que será totalmente parada em janeiro e fevereiro).
Mas poderá a KTM encontrar uma ajuda num parceiro já existente? O grupo é detido em 74,9 por cento pela Pierer Bajaj AG, que por sua vez tem como proprietários a Pierer Industrie AG (50,1 por cento) e a Bajaj Auto International Holdings BV (49,9 por cento) – entre outros pequenos acionistas.
De acordo com o site Motorrad Online, foram confirmadas negociações em curso entre Stefan Pierer e a Bajaj AG de modo a haver uma injeção de capital – eventualmente através de empréstimos intercalares. Porém, há também rumores de que, numa primeira fase, estas negociações falharam.
Porém, não é de pôr de parte que no futuro o fabricante indiano venha a adquirir mesmo a KTM e demais marcas do grupo austríaco (GasGas, Husqvarna e MV Agusta).
Recentemente, também existiram rumores sobre o auxílio de Mark Mateschitz e da parceira de longo termo Red Bull através da aquisição de ações. No entanto, já foi negado que tenham, sequer, existido discussões.